Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


Correr agasalhado ajuda a emagrecer? Tire dúvidas sobre o esporte

Colaboração para VivaBem

13/01/2023 04h00

A corrida de rua é um dos esportes mais praticados no Brasil, mas será que ela é para todo mundo? Pode correr todos os dias? Ajuda a emagrecer? No quinto episódio da quinta temporada do Conexão VivaBem, o treinador de corrida Ademir Paulino esclarece dúvidas sobre o tema.

A corrida é para todo mundo?

A corrida é o esporte mais simples de todos. Nesse sentido, ela é para todo mundo, mas desde que seja feita da maneira correta. Por isso, o acompanhamento de um profissional é importante.

Pode correr todos os dias?

Não é indicado correr todos os dias. Mesmo atletas de alto nível têm um dia de descanso na semana. O descanso é parte do treino, é o momento que o corpo vai se recuperar.

Corrida ajuda a emagrecer?

Sim, mas desde que o esporte esteja associado a uma boa alimentação.

"A maioria das pessoas procura a corrida para ter controle de peso. E a corrida é muito eficiente nisso. Mas óbvio que se você praticar o esporte e não se alimentar bem, não tem como", pondera o treinador.

Para quem está gordo e quer praticar o esporte sem se lesionar, a dica é correr três vezes por semana, alternando com caminhada —que além de ajudar no gasto calórico, também auxilia na preparação física para o indivíduo conseguir correr mais.

Correr agasalhado ajuda a emagrecer?

As pessoas têm a ideia de que correr agasalhado ajuda a emagrecer, no entanto, o que ocorre é a perda de água e não de gordura.

Não comer antes de correr ajuda a emagrecer?

Sim, pode ajudar na perda de peso. "Quando você não oferece o carboidrato para o corpo, ele é obrigado a tirar energia de outras fontes. É uma estratégia para o seu corpo utilizar mais percentual de gordura como fonte de energia", explica o treinador de corrida.

Não comer antes de correr pode ser prejudicial?

Depende do horário. Se a pessoa jantou por volta das 21h, fez uma boa ingestão de carboidrato nesta refeição e vai treinar às 6h, 6h30, por exemplo, não tem necessidade de se alimentar antes. É só se hidratar e sair para correr.

No entanto, se ela fez uma refeição mais leve no jantar e vai treinar por volta das 9h no dia seguinte, o risco de ela passar mal é pequeno, mas ela não vai ter energia para continuar a atividade.

Alguns nutricionistas indicam a corrida em jejum, mas o controle do jantar é importante para isso.

Correr diariamente machuca o joelho?

Correr todos os dias pode machucar, mas não somente [e nem necessariamente] o joelho. As principais lesões são ósseas, do tipo fratura por estresse, em que não se dá o tempo do osso se recuperar.

Correr regularmente ajuda a melhorar as funções cognitivas?

Atividades aeróbicas, como corrida, natação e ciclismo, oxigenam mais o cérebro e contribuem para uma melhora das funções cognitivas, como memória e criatividade, entre outros.

É importante fazer um check up antes de começar a praticar corrida?

Sim, uma vez que estamos trabalhando com o corpo e precisamos saber como está a saúde.

Grávidas podem correr ou isso pode prejudicar o bebê?

Para as mulheres que já praticam o esporte, não é indicado correr nas primeiras 8 a 10 semanas de gestação por ser uma fase mais delicada. Após esse período, não há nenhuma contraindicação e elas podem voltar a correr.

Quem corre ganha massa magra?

Sim, a pessoa pode ganhar massa magra, principalmente nas pernas, mas não é o tipo de esporte que vai deixá-la com a estrutura grande. Pelo contrário, para quem quer ganhar só músculo, não pode correr muito porque a corrida tem o efeito catabólico, isto é, a diminuição de massa muscular.

"Quando a gente passa muito tempo em atividade, 1h, 1h30 correndo, senão tiver uma alimentação correta, pode perder músculo. O esporte [corrida] vai te deixar magro e forte. É a ideia do equilíbrio", comenta Ademir.

Pode correr no calor?

Sim, quando corremos no calor nosso corpo vai criando adaptações. Por exemplo, um dia você corre em uma temperatura de 30ºC, vai ser difícil, provavelmente você vai sofrer. À medida que você for correndo mais vezes nessas mesmas condições, seu corpo vai criando adaptações e a situação será mais comum para você.

O mais importante para correr em segurança no calor é se hidratar. "As pessoas acham que se hidratar é só beber um copo de água um pouco antes de correr. Não, o processo de hidratação é o que você fez nos últimos dois dias, o quanto você bebeu de água, que tipo de alimento você está consumindo. Se estiver consumindo muito sal vai reter líquido", explica Ademir.