Desespero noturno: o que é paralisia do sono, que impede pessoa de se mexer
Imagine despertar no meio da noite, abrir os olhos e, ao tentar se mexer, notar que não consegue. Para piorar, tem a nítida sensação de que há alguém no quarto lhe observando, mas não consegue gritar por socorro.
Essa situação, típica de filme de terror, acontece ao menos uma vez na vida para cerca de 8 por cento da população mundial. A ciência classifica o fenômeno como um distúrbio e lhe dá o nome de paralisia do sono.
Durante o sono, nosso cérebro precisa "desligar" algumas funções motoras para que, durante o sonho, nosso corpo não se mexa. É o que nos impede de chutar, gritar ou cair da cama enquanto sonhamos.
Em algumas situações, porém, o cérebro pode "acordar" antes dos músculos. É aí que acontece a paralisia do sono: a pessoa tem a consciência de estar desperta, mas não consegue se mexer.
Esses episódios ocorrem normalmente na segunda metade da noite, durante o sono REM - a fase do sono em que ocorrem os sonhos mais vívidos.
Embora pareça assustadora, a paralisia do sono costuma durar menos de quatro minutos. Após esse tempo, os músculos voltam a responder aos estímulos.
Ainda não existe um motivo claro sobre o que leva à paralisia do sono. No entanto, acredita-se que situações estressantes ou ansiedade exagerada contribuam para aumentar a frequência dos episódios. Quando frequente, o distúrbio pode estar ligado a outras doenças, como a narcolepsia, onde a pessoa sente um sono súbito e incontrolável várias vezes por dia.
Se você costuma passar por isso, a dica é tentar se tranquilizar e concentrar os esforços em piscar ou mexer os dedos do pé ou da mão.
A boa notícia é que, ocorrendo esporadicamente, a paralisia do sono não traz nenhum sério problema para saúde. Agora, se os episódios forem frequentes, é indicado procurar um especialista para investigar a relação com outras doenças.
Mas e as figuras aterrorizantes?
Muito mais assustador do que não conseguir se mexer é ver imagens de pessoas ou monstros vindos em sua direção durante uma paralisia do sono.
Para a ciência, a explicação está no despertar confuso causado pelo distúrbio. Quando o cérebro desperta durante o sono REM, a pessoa ainda está saindo de um estado onírico e pode confundir o que é real com o que é fruto da imaginação.
Longe da ciência, várias especulações tentam explicar essas visões. A lista vai desde abduções por ETs até passeios extra-corpóreas ou contato com espíritos.
Em muitos países, a sensação de ter uma presença de outro mundo durante a paralisia do sono é tradicionalmente associada a alguma lenda.
No Brasil, o folclore conta a lenda da Pisadeira, uma mulher que sai de seu esconderijo para pisar no peito da pessoa adormecida. No Japão, a aparição é associada a um deus budista. No Canadá, a paralisia do sono é interpretada como ataques de "xamã ou espíritos malévolos".
Fonte: Dalva Poyares, neurologista e especialista em medicina do sono pela Associação Brasileira do Sono.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.