BBB: Tina reclama do cigarro de Mc Guimê; quais os riscos do fumo passivo?
Antes de começar o programa ao vivo desta terça-feira (17), os participantes do BBB 23 criaram uma dinâmica para falarem de suas duplas. Quando chegou a vez de Tina e MC Guimê, a modelo reclamou sobre o cantor ser fumante.
"Em menos de 24 horas, me tornei fumante. Vou escutar suas músicas, procurar um pouco mais sobre sua história. Acho que já tô um pouco MC, estamos combinando uns flows", disse, enquanto os brothers riam da fala dela.
Quais os riscos do fumo passivo?
Apesar da brincadeira, não é só o contato direto com o cigarro que causa prejuízos à saúde. O fumo passivo pode resultar em diversas doenças, como:
Asma
O que é: Inflamação dos brônquios (tubos que levam o ar aos pulmões), dificultando assim a passagem do ar. Pacientes com asma de natureza alérgica podem piorar quando são expostos ao cigarro, além de prejudicar o tratamento medicamentoso.
Bronquite crônica
O que é: Diferente da bronquite aguda, geralmente causada por um vírus, a crônica é principalmente provocada pelo tabaco e nela também ocorre a inflamação dos brônquios. É considerada uma DPCO (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), termo utilizado para agrupar as duas principais doenças associadas ao tabagismo.
Enfisema pulmonar
O que é: Doença pulmonar obstrutiva crônica na qual o órgão fica cheio de buracos, danificando os alvéolos. O pulmão também perde progressivamente a função. No Brasil, o ato de fumar é responsável por 85% das mortes causadas por enfisema pulmonar, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer).
Câncer de pulmão
O que é: Segundo tumor maligno mais comum em homens e mulheres no Brasil. Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco.
A exposição ao tabaco também pode acarretar no surgimento de tumores em diversas regiões do corpo como laringe, esôfago, estômago, pâncreas, bexiga, rim etc.
Aterosclerose
O que é: Formação de placas de gordura e outras substâncias na parede das artérias do coração e outras localidades do corpo, como cérebro e membros inferiores. O crescimento dessas placas pode causar a obstrução total do fluxo sanguíneo, por exemplo.
Infarto
O que é: Interrompimento do fluxo sanguíneo ao coração. Isso é causado por conta de placas de gorduras que se formam na parede das artérias. O fumante passivo tem aproximadamente 30% a mais de risco de um infarto do que uma pessoa que não se expõe à fumaça do cigarro, de acordo com o Inca.
AVC (Acidente Vascular Cerebral)
O que é: Ocorre quando os vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem. Pode ser isquêmico (85% dos casos) ou hemorrágico (15% dos casos). Estima-se que aproximadamente 20% dos casos de AVC estão relacionados ao tabagismo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Fumaça perigosa
- É chamada de poluição tabagística ambiental (PTA), que é uma mistura do que sai após uma tragada, da fumaça liberada da ponta do cigarro e também do material já depositado no ambiente de outras pessoas que fumaram lá.
- De acordo com o Inca, a fumaça que sai da ponta do cigarro e se difunde no ambiente contém, em média, três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que o fumante inala.
- Essas substâncias podem ficar no local por 24 horas ou mais. Basta o contato com a fumaça para que os riscos de doenças aumentem.
*Com informações de reportagem publicada em 08/01/2020.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.