BBB: Larissa pede vitamina C para aumentar imunidade, mas funciona?
No raio-X deste domingo (22), Larissa, participante do BBB 23, pediu à produção do programa vitamina C para imunidade.
"Se puder, manda uma vitamina C, porque eu sinto que a minha imunidade está muito baixa desde a primeira prova", disse a sister.
Mas vitaminas para imunidade funcionam? Depende. Se o seu corpo estiver com deficiência delas, sim, a suplementação pode ajudar a regular e fortalecer o sistema imunológico.
No entanto, a única forma de saber isso é buscando um médico especializado e realizando um exame específico para saber os níveis das vitaminas e minerais no seu corpo.
E isso vale até para quem está constantemente doente. "A avaliação médica é fundamental porque uma rinite não controlada, por exemplo, pode ser interpretada como resfriados de repetição", explica a médica alergista Adriana Azoubel Antunes, membro do Departamento Científico de Imunodeficiência da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), de Recife.
Entre os suplementos buscados para reforçar a imunidade, as vitaminas C e D, além do mineral zinco, são sempre as mais buscadas. E isso tem um motivo: os três, de fato, contribuem para o bom funcionamento das nossas defesas.
Reduzir o processo inflamatório, que acaba enfraquecendo a resposta imunológica, também é função da vitamina C —um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres.
Posso tomar vitamina "por precaução"? Não. A recomendação dos especialistas é que a suplementação de qualquer vitamina só seja feita se a pessoa de fato apresentar alguma deficiência ou orientação médica para isso.
Do contrário, é gasto de dinheiro desnecessário, já que o corpo não vai reaproveitar nem fazer um estoque delas —tudo vai parar na privada no fim do dia, seja pela urina ou pelas fezes.
"Pessoas saudáveis, com níveis normais de vitaminas no sangue, não se beneficiam de 'dose extra' dos suplementos", avalia Sandra Lucia Fernandes, médica nutróloga e diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).
Vitaminas são encontradas nos alimentos. Uma alimentação variada e que prioriza alimentos naturais e frescos é suficiente para suprir as necessidades que o corpo tem de vitaminas e minerais. No caso da vitamina C, por exemplo, um copo de suco de 150 ml de laranja por dia já é suficiente para suprir as necessidades do corpo.
O melhor que BBB pode fazer é aproveitar que é a líder da semana e se alimentar de maneira mais saudável para melhorar a imunidade.
*Com informações de reportagem de 27/10/2022.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.