Mortes depois ou durante treino: quais cuidados ter para evitar acidentes?
A morte de um aluno em uma academia no interior de São Paulo, nesta semana, abriu um debate já antigo: os cuidados com a saúde ao praticar atividade física. Embora os exercícios sejam um importante aliado na prevenção de doenças, é preciso ficar atento em alguns pontos.
Faça check-up antes
Passar por uma avaliação médica antes de dar iniciar a malhação é simples e pode, literalmente, salvar sua vida —principalmente se você for iniciante.
O cardiologista, clínico geral ou médico do esporte vai fazer e pedir exames para saber se você tem alguma restrição para praticar esportes e não possui um problema de saúde "silencioso", que pode se manifestar durante o exercício, como doenças do coração, diabetes e pressão alta.
As informações obtidas nas análises ainda são importantes para determinar a frequência e a intensidade de exercício mais indicadas para você.
Exames específicos podem ser solicitados de acordo com a avaliação do profissional. O ideal é que esse check-up seja feito antes de começar a treinar e repetido ao menos uma vez por ano, independentemente do seu estilo de vida.
Veja alguns exemplos de exames:
- Glicemia em jejum
- Colesterol total e frações
- Eletrocardiograma (ECG)
- Teste ergométrico
Busque ajuda de profissionais
Sempre procure ajuda de profissionais ao iniciar exercícios físicos, principalmente dentro da academia. A ideia é evitar lesões e acidentes.
Em janeiro, por exemplo, um profissional de educação física morreu após sofrer um acidente enquanto praticava uma série de street workout —que usa movimentos da calistenia.
Mesmo sendo profissional, esse tipo de atividade exige cuidados específicios, principalmente para o público geral. Buscar orientação especializada é essencial, pois realizar movimentos incompletos ou com a postura errada pode causar lesões.
Respeite seus limites
No fim de ano passado, um árbitro francês morreu após ter um AVC durante um treino. De fato, praticar exercícios que exigem força pode ser um gatilho para o problema, mas não a causa.
Nesse caso, é difícil saber quando o AVC pode ocorrer, mas, os especialistas explicam que é sempre importante respeitar os limites do corpo.
"Por mais que ele fosse um atleta, com estilo de vida saudável, a predisposição genética pode ser predominante neste caso. Nós nunca sabemos se a pessoa realmente faz um acompanhamento médico adequado, então, além da genética, há a associação com o 'super esforço' feito naquele momento", explica o cardiologista Edmo Atique Gabriel, colunista de VivaBem.
Treina em casa? Organize o espaço
Para a maioria dos exercícios, um local de 2 metros por 2 metros é suficiente —só retire obstruções e móveis com pontas que estiverem por perto, para você não se machucar.
Outro detalhe fica por conta da superfície na qual serão feitos os exercícios: ela deve garantir estabilidade. Evite treinar em cima de tapetes, por exemplo, que podem deslizar e causar um acidente. Veja mais dicas aqui.
Fazer exercício é seguro e evita doenças
- Em casos como esse, é comum criar-se o estigma de que praticar atividade física pode fazer mal, o que não é verdade.
- Segundo estudo publicado no BMJ, em 2015, por ano é registrado um caso de morte súbita a cada 80 mil atletas (a pesquisa avaliou pessoas com menos de 35 anos).
- Portanto, com liberação médica e orientação de um profissional de educação física, realizar exercícios é seguro e faz bem para a saúde do coração e de todo o corpo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.