Hulk perde quase 6 kg em uma partida de futebol; por que isso acontece?
O atacante Hulk, do Atlético-MG, perdeu 5,7 kg na vitória de ontem contra o Tombense por 2 a 1, válida pelo Campeonato Mineiro.
O perfil oficial do clube nas redes sociais compartilhou um vídeo mostrando a pesagem do atleta antes e depois da partida —de 97,6 kg para 91,9 kg.
Não é a primeira vez que isso acontece: no ano passado, após jogo do Galo contra o Flamengo pela Copa do Brasil, o atleta disse ter perdido 6 kg.
- A desidratação é comum aos jogadores e pode ser ainda maior naqueles com muita massa corporal, caso de Hulk.
- Isso acontece principalmente pelo suor, quando está calor ou há muita umidade, explicaram dois preparadores físicos ao UOL Esporte.
Uma desidratação dessa magnitude, para um cara que tem massa corporal bem grande como ele, acontece sim. Certamente a temperatura deveria estar alta e isso promove uma dificuldade maior de perder calor. E a forma de perder calor do nosso organismo é o suor. Eu acredito que pelo menos 90% desse peso tenham sido de líquido de sudorese. Turibio Leite, ex-fisiologista do São Paulo, ao UOL Esporte
Anselmo Sbragia, que integrou a comissão da seleção brasileira, contou que Hulk naturalmente perdia mais peso nas partidas do que outros jogadores.
No caso do Hulk, tive oportunidade de trabalhar com ele na seleção brasileira em 2013 e 14, e ele tem uma perda de líquido muito grande. No intervalo ele trocava todo material. Como ele estava muito úmido, [o material esportivo] começava a pesar. Anselmo Sbragia, preparador físico, ao UOL Esporte
No entanto, Sbragia alertou para os riscos disso:
- É comum que atletas percam até 2% do peso corporal durante uma partida de futebol.
- Quando passa dos 3%, a perda causada pela desidratação impacta o atleta e pode refletir em danos celulares, musculares e queda de rendimento.
- Também é mais difícil realizar o exame antidoping na sequência ao jogo, pois a desidratação anterior já foi intensa. Então, é preciso tomar muito líquido para concluir o teste.
No ano passado, o próprio Hulk comentou sobre a dificuldade de fazer o exame após a partida contra o Flamengo.
Fiquei quatro horas ali, bebi 30 litros de água. Mas estava difícil urinar. Deu certo. Agora é voltar para casa. Hulk
*Com informações de reportagem do UOL Esporte publicada em 14/07/22.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.