Aproveite os benefícios de praticar estes 5 esportes no verão
Calor, sol, praia, mais tempo ao ar livre. O verão tem ótimas condições para a prática de esportes e algumas modalidades se tornam mais comuns nessa época.
A seguir, mostramos os benefícios de 5 atividades que vão ajudar você a ganhar saúde, bem-estar e curtir ainda mais o sol.
1. Stand up paddle
É uma mistura de remo e surfe. Você pode tanto pegar onda, uma prática mais dinâmica e cheia de adrenalina, como remar em águas tranquilas e ter um momento para relaxar e curtir a natureza —o que ainda assim vai exigir equilíbrio e esforço físico.
- Trabalha principalmente ombros, braços, costas e abdome;
- Os músculos das pernas também são exigidos;
- O gasto energético pode chegar a até cerca 600 calorias por hora de exercício.
A atividade desenvolve o condicionamento cardiovascular (resistência física), reduzindo o risco de doenças como hipertensão, infarto e AVC. Além disso, melhora a agilidade, os reflexos e o equilíbrio, por causa da necessidade de estar em pé em uma prancha e precisar se movimentar. Em estudos, os praticantes relacionaram fazer esse exercício a uma melhora geral na qualidade de vida.
2. Vôlei de praia
Você nem precisa mais ir até o litoral para praticar a modalidade. Muitas cidades distantes da praia têm quadras em clubes e parques públicos, além de arenas para praticar esportes de areia (vôlei, frescobol, beach tennis).
- Trabalha os músculos dos braços, ombros, pernas e abdome;
- É possível gastar de 400 a 600 calorias por hora, dependendo da intensidade do jogo;
- Aumenta a força muscular, resistência cardiovascular, agilidade, reflexos e equilíbrio.
Uma pesquisa realizada com praticantes de vôlei apontou que as pessoas que fazem esportes ao ar livre tendem a treinar mais vezes e terem melhor performance do que as que treinam em ginásio.
Ao fazer esportes ao ar livre no verão, o contato com a natureza eleva o bem-estar gerado pela atividade física, o que ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade. Além disso, existe a vantagem de melhorar os níveis de vitamina D no organismo Eduardo Rauen, médico do esporte que atua no Hospital Israelita Albert Einstein e é cofundador da Liti, healthtech com foco no tratamento de sobrepeso e obesidade
3. Caiaque
Remar é um ótimo exercício para fortalecer as costas, inclusive ajudando a evitar ou minimizar dores na região dorsal. Além disso, é uma atividade aeróbica que melhora a resistência física.
- Trabalha os músculos das costas, dos braços, dos ombros e do abdome;
- É possível queimar até cerca de 700 calorias por hora;
- Melhora o condicionamento cardiovascular;
O caiaque pode ser realizado em grupo ou individualmente.
4. Beach tennis
Esse esporte de praia invadiu algumas grandes cidades distantes do litoral, que contam com várias quadras para praticar a modalidade.
- Trabalha os músculos dos braços, ombros, pernas e abdome;
- Gasto calórico pode chegar a 600 calorias por hora, dependendo da intensidade do jogo;
- Melhora a resistência cardiovascular, a agilidade, os reflexos e o equilíbrio.
Segundo Rauen, um estudo publicado no Jornal Europeu de Fisiologia Aplicada mostrou que pessoas hipertensas tiveram uma diminuição da pressão arterial nas 24 horas após a prática de beach tennis. Além disso, por ser disputado na areia, o impacto nas articulações é baixo, reduzindo o risco de lesões.
5. Escalada
Além de proporcionar inúmeros benefícios físicos, o esporte desenvolve a autoconfiança, a concentração e o raciocínio. Ainda ajuda a superar o medo.
- Trabalha o corpo por completo, contribuindo para fortalecer e definir braços, ombros, costas, abdome e pernas;
- Melhora o condicionamento e a saúde cardiovascular;
- Promove o ganho de agilidade e turbina os reflexos e o equilíbrio.
Para praticar a escalada, é essencial contar com a orientação de profissionais capacitados e usar todos os equipamentos de segurança.
Uma força para a saúde mental
Léo Barbosa Nepomuceno, doutor em saúde pública, psicólogo e professor adjunto do IEFES - UFC (Instituto de Educação Física e Esporte da Universidade Federal do Ceará), reforça que a pratica de esportes no verão —e em qualquer época do ano— ultrapassa os benefícios físicos e impacta positivamente a saúde mental, reduzindo o estresse e os sintomas de ansiedade e depressão.
Esportes em dupla, coletivos e até mesmo algumas modalidades individuais (corrida, bike) ainda melhoram a sociabilidade e fortalecem as relações entre os praticantes.
Por isso, essas práticas esportivas são recomendadas para todas as idades, de crianças a idosos —sempre respeitando os limites do corpo e a capacidade física de cada um.
Cuidados ao praticar esportes no verão
Antes de começar a fazer um exercício, é muito importantes consultar-se com um médico para saber se você não tem problemas de saúde ou ortopédicos que impeçam ou limitem a atividade.
Além disso, treinar no calor exige cuidados especiais, como os listados abaixo com a ajuda de Jerônimo Rafael Skau, fisioterapeuta, mestre em ciências pela USP, doutor em educação física pela Universidade São Judas Tadeu e professor-supervisor de estágio em ortopedia, traumatologia e esporte do curso de fisioterapia da Universidade Presbiteriana Mackenzie:
- hidrate-se bem antes, durante e depois do exercício;
- evite os horários de sol mais forte e procure praticar esportes de manhã ou no fim da tarde;
- sempre use protetor solar;
- use roupas leves e que facilitam a evaporação do suor;
- utilize óculos de sol, boné ou viseira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.