Topo

Fobia do Michael Jackson? Caso de Key Alves pode revelar trauma de infância

Key Alves diz que morte do cantor, em 2009, desencadeou fobia  - Reprodução; Reuters
Key Alves diz que morte do cantor, em 2009, desencadeou fobia Imagem: Reprodução; Reuters

Laís Seguin

Colaboração para VivaBem

03/02/2023 12h24

Jogadora de vôlei e participante do BBB 23, Key Alves, de 23 anos, se assustou, chegou a chorar e também a se esconder após afirmar ter visto a imagem de Michael Jackson em um dos espelhos da casa do reality show. Após o ocorrido, ela revelou que a morte do cantor, em 2009, desencadeou a sua fobia e a aparição dele em seus pesadelos.

O que pode estar por trás desse medo incomum? A VivaBem, a psicóloga clínica Vanessa Gebrim aponta algumas possibilidades. Qualquer diagnóstico, porém, depende de avaliação profissional individualizada.

Medo ou fobia?

  • O medo é uma emoção que nos faz evitar situações que possam nos causar danos.
  • A fobia é um sentimento desproporcional que pode afetar de forma significativa a vida do indivíduo.

Fobias têm ligação direta com acontecimentos negativos do passado que geram a longo prazo uma angústia que persiste e pode evoluir. A busca por ajuda profissional é eficaz para entender qualquer trauma.

Por que Key tem medo do Michael Jackson? A fobia que a jogadora sente por Michael Jackson pode não ser ligada diretamente ao artista, mas ao que ele significou para ela. Por exemplo, o medo da morte — ou de algum acontecimento grave.

Ela pode estar relacionando a morte do Michael Jackson com alguma vivência traumática de vida. Por isso é importante entender a origem disso, de qualquer fobia
Vanessa Gebrim, psicóloga

A psicóloga reforça que apenas o profissional que acompanha o quadro clínico de Key saberia dizer com certeza a origem do medo.

Como conviver com esse tipo de medo? Uma das abordagens possíveis para o tratamento de uma fobia é a TCC (Terapia Cognitiva Comportamental), em que o psicólogo busca compreender, por meio de diálogos com o paciente, a história dele para identificar a origem do trauma.

  • Após entender a origem, é feito o que os psicólogos chamam de terapia de exposição, na qual o profissional trabalha com o paciente a dessensibilização em relação ao objeto ou situação que causa temor.
  • Na terapia de exposição a pessoa com fobia compreende que o sentimento de ansiedade sobre algo ou alguém tem um contexto de sensação de perigo.

Key disse no reality que chegou a fazer terapia e hipnoterapia ainda criança para lidar com a questão. Depois de realizá-la, relatou que continuou com medo, mas não lembrava mais do rosto do artista. Ela não deu muitos detalhes sobre como lida com a fobia após a fase adulta.

Mesmo que medos desse tipo não sejam comuns, a psicóloga alerta que é importante ser levado a sério e buscar tratamentos.

O medo é uma emoção decorrente da nossa autopreservação. Desde a infância aprendemos que algumas coisas são perigosas e, com o tempo, criamos nossos próprios medos, que vêm de experiências e vivências. Todos também têm suas fobias. As causas por trás delas são descobertas e tratadas durante a terapia
Vanessa Gebrim

Outros famosos com fobias inusitadas

  • Anitta: fobia de palhaços. "Me dá uma aflição, eu acho que a pessoa vai entrar em mim", explicou, em 2017, no Programa do Jô.
  • Gretchen: fobia de animais. "Ela não chega perto de mim e nem eu perto dela. Eu tenho fobia de animais. Tenho até de cachorro! Fazer a tarefa das ovelhas, para mim, foi uma vitória", disse a apresentadora sobre sua participação em A Fazenda, da Record TV.
  • Luíza Possi: fobia de pombos. "Tenho um pavor, desespero, e as pessoas não entendem. Elas acham que é por motivos óbvios, de doença, mas não é. É a coisa que eu mais tenho medo", disse em 2016, durante entrevista ao programa É de Casa, da Globo.