Aprenda técnica de 5 minutos que ajuda a reduzir estresse, segundo estudo
Do VivaBem, em São Paulo
05/02/2023 17h26
Suspirar intencionalmente várias vezes seguidas por cinco minutos todos os dias, uma prática conhecida como "suspiro cíclico", pode ser mais eficaz do que a meditação mindfulness para melhorar o humor e reduzir o estresse.
É o que indica um estudo publicado na revista Cell Reports Medicine no último dia 10 de janeiro, que quantificou os efeitos de diferentes tipos de técnicas de respiração e meditação no estado emocional dos participantes.
A pesquisa foi conduzida pesquisadores da Universidade de Stanford, nos EUA.
Como foi feito o estudo
Os pesquisadores dividiram 108 voluntários em quatro grupos, atribuindo a cada um deles uma técnica de respiração ou de meditação com duração de cinco minutos, que deveria ser feita diariamente durante um mês, a partir de instruções baseadas em vídeo.
- 33 praticaram o suspiro cíclico, que enfatiza exalações prolongadas;
- 30 seguiram a hiperventilação cíclica com retenção, com inspirações mais longas e expirações mais curtas.
- 21 fizeram a respiração em caixa, que envolve inspirações e expirações de igual duração;
- 24 praticaram a meditação mindfulness (grupo-controle), que envolve a observação passiva da respiração, sem controle ativo.
Os participantes relataram diariamente seu humor e sinais vitais, incluindo frequência cardíaca, frequência respiratória e sono.
Os resultados
Ao final do estudo, as três técnicas de respiração (suspiro cíclico, hiperventilação cíclica com retenção, respiração em caixa) e a meditação mindfulness mostraram benefícios aos voluntários.
Porém, os grupos de técnicas de respiração relataram um efeito positivo maior do que o grupo de meditação mindfulness.
Além disso, entre as técnicas de respiração, o grupo de suspiros cíclicos demonstrou a maior melhora no humor e queda na frequência respiratória, que está ligada a um estado de baixo estresse.
- Usando um modelo de efeitos mistos, os pesquisadores mostraram que as técnicas de respiração, especialmente o suspiro cíclico, produziu maior melhora no humor e redução na frequência respiratória em comparação com a meditação mindfulness.
- O maior benefício, segundo a pesquisa, é que a respiração pode trazer resultados mais imediatos, enquanto os efeitos positivos da meditação tendem a demorar mais para aparecer.
- A respiração em caixa, por exemplo, é usada por militares para manter a calma em situações estressantes. E a hiperventilação controlada às vezes é usada para ajudar a aliviar a ansiedade ou o pânico.
Segundo os cientistas, o resultado já era esperado devido à arritmia sinusal respiratória: a expiração é realizada pelo aumento da pressão no peito, o que aumenta o retorno venoso ao coração, desencadeando a desaceleração da frequência cardíaca.
Inversamente, a inspiração reduz o retorno venoso, desencadeando atividade simpática e aumento da frequência cardíaca.
Mais pesquisas, no entanto, são necessárias para separar as diferenças entre respiração controlada e meditação passiva, mas as evidências sobre uma mentalidade intencional parecem ter benefícios de saúde mais imediatos.
Como funciona o respiro cíclico
O suspiro cíclico que os participantes praticaram envolvia:
- Inalar brevemente pelo nariz para encher parcialmente os pulmões;
- Em seguida, completar a inalação;
- E, finalmente, exalar pela boca pelo dobro do tempo da inalação.
"Se você está procurando melhorar o sono e reduzir o estresse diurno, recuperar-se de trabalho intenso, vida e/ou treinamento, intervenções que facilitem o controle autonômico (e de fato você pode controlá-lo), respiração estruturada breve (5 minutos) está entre as ferramentas mais poderosas (e de custo zero)", twittou o pesquisador sênior Andrew Huberman, PhD, professor de neurobiologia em Stanford.