Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Gaslighting, languishing: entenda novos termos relacionados à saúde mental

Imagem: iStock

Fausto Fagioli Fonseca

Colaboração para o VivaBem

06/02/2023 04h00

Gaslighting foi eleita a palavra do ano de 2022 pelo dicionário Merriam-Webster, dos EUA. O termo ainda não tem tradução para o português, mas é uma forma de manipulação psicológica.

Além dela, outros exemplos de novos termos podem ser citados, relacionados a parcerias amorosas, profissionais e até à pandemia de covid-19, que trouxe novas condições de saúde.

A seguir, separamos 10 exemplos de novas palavras usadas para falar sobre questões de saúde mental e seus significados analisados por especialistas.

1. Gaslighting

  • Como já definido, o termo se refere a uma forma de abuso psicológico, em que quem abusa distorce informações para obter poder na relação.
  • "Há uma violência velada. A pessoa dá a entender uma situação, porém se safa dizendo: 'Eu não disse isso'. O agressor distorce a intenção por meio de uma violência abusiva que fere a autoestima da vítima", explica a psicóloga Lala Fonseca.

2. Love bombing

  • O "bombardeio de amor" pode indicar um transtorno de personalidade narcisista. A pessoa que abusa faz demonstrações excessivas de amor.
  • A princípio, a abusada se sente amada e desejada, mas acaba caindo em uma teia de domínio, em que a abusadora usa das demonstrações para manipulá-la.
  • O "exagero de amor" busca admiração e elogios e pode ser usado para manter o controle sobre a relação.

3. Burnout

  • O termo se refere a uma forma de esgotamento mental extremo em um contexto de trabalho.
  • Ele foi incluído em janeiro de 2022 na nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11).
  • Trata-se de conjunto de sinais e sintomas prioritariamente mentais, mas que também podem se expressar no corpo.
Com a pandemia, novos termos sobre saúde mental apareceram Imagem: iStock

4. Fadiga de disponibilidade

  • Também está inserida em um contexto de trabalho. Surge com as tecnologias, que permitem que as pessoas fiquem o tempo inteiro à disposição por meio das redes sociais, e-mails e mensagens.
  • "O sentimento é de alerta constante. Isso tem algumas consequências significativas à saúde mental: ansiedade, estresse, exaustão e burnout. Além da culpa quando precisa se desconectar", diz Lala Fonseca.

5. Languishing

  • O termo está relacionado às incertezas e angústias, principalmente geradas pela pandemia de covid-19. Em inglês, significa algo como "definhamento" e a sua principal característica é uma sensação de vazio, de apatia.
  • "Alguns estudiosos descrevem como se fosse um estado de 'limbo emocional', que frequentemente transita entre a depressão e a ansiedade, em que o indivíduo tem a sensação de estagnação e vazio, como se estivesse no modo 'tanto faz'", explica o psiquiatra Gustavo Omena.

6. Fadiga pandêmica

  • Também surge no contexto da pandemia de covid-19 e é semelhante ao languishing. Porém, a sensação descrita é mais próxima de um cansaço constante e de um esgotamento físico e mental por conta das restrições sociais e questões financeiras provocados pelo coronavírus.

7. Survivor guilt

  • Também popularizada com a pandemia, a "culpa do sobrevivente" ocorre quando a pessoa enfrenta uma culpa constante por sentir que fez algo errado ao sobreviver a um evento traumático ou trágico.
  • "Pessoas que enfrentaram situações como um acidente de avião podem enfrentar sentimentos de culpa por terem sobrevivido, sendo indicado tratamento terapêutico e outras medidas, como medicação e atividade física", fala o psiquiatra Eduardo Perin.

8. Mental load

  • A "carga mental", em tradução livre, relaciona-se ao fardo "invisível" que surge da organização de tarefas cotidianas.
  • Tem relação com a distribuição desigual do trabalho não remunerado e, por isso, afeta mais as mulheres, que acabam assumindo tarefas de cuidado da família, da casa, do relacionamento, além de terem que desempenhar seu trabalho formal.

9. Doomscrolling

  • Sua tradução seria algo como "rolagem da ruína". A relação é com o ato de rolar a tela do celular de forma excessiva, navegando por notícias negativas, o que pode levar a um quadro de adoecimento mental.
  • "Foi um comportamento extremamente comum no período mais crítico da pandemia. Muitos pacientes que têm TOC, ou transtorno obsessivo-compulsivo, apresentaram piora na época", fala Omena.
  • O termo, porém, existe em qualquer contexto em que haja um consumo excessivo de informações que possam trazer desgaste mental.

10. Screen fatigue

  • É uma forma de desgaste não apenas ocular, mas também psicológico, causado pelo excesso de exposição às telas.
  • "Esse tempo todo em contato com a tela causa cansaço elevado, tanto físico (do olho) quanto da mente. A pessoa fica mais cansada do que se tivesse feito uma atividade física, por exemplo", fala Perin.
  • O psiquiatra recomenda uma diminuição do uso de telas como forma de prevenção.

Fontes: Lala Fonseca, pós-graduanda em psicologia clínica pela USP e terapeuta com abordagem cognitiva comportamental; Gustavo Omena, psiquiatra do Instituto do Pensamento com formação pela Universidade Federal de Alagoas; Eduardo Perin, psiquiatra pela Unifesp, especialista em terapia cognitivo comportamental pelo Ambulatório de Ansiedade do Hospital das Clínicas da USP, também é especialista em sexualidade pelo InPaSex (Instituto Paulista de Sexualidade).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Gaslighting, languishing: entenda novos termos relacionados à saúde mental - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Equilíbrio