Topo

Está gripado? Veja o que comer e beber para amenizar sintomas

iStock
Imagem: iStock

Samantha Cerquetani

Colaboração para o VivaBem

07/02/2023 04h00

Quando estamos gripados, é bastante comum que a fome desapareça. Mas, neste momento, a alimentação equilibrada contribui com a recuperação do organismo.

Vale reforçar que nenhum alimento substitui o tratamento com medicamentos específicos para determinada doença, mas, de forma geral, uma dieta nutritiva e rica em frutas, verduras, legumes e líquidos ajuda no combate à infecção viral e a amenizar os sintomas comuns, como cansaço e falta de energia.

A seguir, veja o que é recomendado comer e beber e o que evitar durante a gripe.

Coloque na dieta

  • Água

Pessoas gripadas têm risco maior de ficarem desidratadas, já que bebem menos água e também perdem o líquido por meio do suor quando estão com febre.

Manter-se hidratado ajuda a promover a função corporal de forma geral. Além disso, beber água diminui o congestionamento nasal ao manter as mucosas lubrificadas.

  • Sopas e canjas

Provavelmente você já ouviu sua avó falando que uma canja de galinha "cura" gripes e resfriados. Na verdade, as refeições leves, como sopas e/ou caldo de legumes, são mais fáceis de engolir quando se está gripado, além de promoverem alívio à garganta irritada.

O preparo dessas refeições utilizando ingredientes como cenoura, alho, cebola e ervas, por exemplo, ajuda na obtenção de vitaminas, além de auxiliar na expectoração e na hidratação corporal.

  • Aveia

Por ser fonte de carboidratos e vitaminas do complexo B, a aveia ajuda a ter mais disposição e diminuir o cansaço.

A recomendação é polvilhar em frutas como banana, mamão e morango ou preparar um mingau de aveia com leite.

  • Frutas, verduras e legumes

Para manter uma dieta equilibrada é fundamental incluir várias porções de vegetais no dia a dia. Para quem está doente, não é diferente.

Consumir frutas como maçã, banana, morango, cítricas, uva e outros vegetais variados, como brócolis, couve, alface, espinafre, fortalece o sistema imunológico, pois são fontes de nutrientes como vitaminas A, C, E e K, além de minerais importantes.

  • Purê e arroz

Para quem também está com a garganta inflamada, vale a pena investir em alimentos mais "macios" e encorpados, como purês e arroz. Os alimentos são fontes de carboidratos e vão dar mais energia e disposição.

Purê de batata - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Além de dar energia, o purê é fácil de mastigar
Imagem: Getty Images/iStockphoto
  • Alho

Bastante popular, o chá de alho com limão já foi muito usado para combater levemente os sintomas da gripe. Não há comprovação sobre o seu benefício para esses casos, no entanto, é sabido que o alho contém alicina, que tem propriedades anti-inflamatórias, o que diminui os desconfortos da gripe.

  • Alimentos fonte de vitamina C

Não é novidade que a vitamina C fortalece o sistema imunológico, pois contribui com a produção de glóbulos brancos, as células de defesa do corpo. Portanto, consumir alimentos que ofereçam o micronutriente é importante para quem está com gripe.

Vale a pena investir em laranja, kiwi, caju, acerola, goiaba vermelha, pimentão amarelo, mamão, manga, suco de limão, salsa, entre outros.

  • Gengibre

O alimento contém propriedades descongestionantes. A recomendação é preparar uma infusão com gengibre ou acrescentar o alimento ralado em receitas.

Melhor evitar

  • Bebidas alcoólicas

Consumir álcool quando se está gripado não é uma boa ideia. As bebidas alcoólicas desidratam o corpo, o que pode prolongar o efeito da doença. Geralmente, também alteram o equilíbrio da água no organismo, dificultando a eliminação do muco.

Além disso, o álcool afeta o funcionamento do intestino, o que está indiretamente relacionado com a melhora do sistema imunológico.

  • Café

Por ser rica em cafeína, a bebida deve ser evitada durante a gripe, pois o seu consumo causa irritação do trato digestivo já afetado pela infecção, dificultando o trabalho de absorção de nutrientes.

Nesse momento, o organismo precisa que os nutrientes assegurem a recuperação da doença.

  • Ultraprocessados

Alimentos ultraprocessados são pobres em nutrientes e devem ser evitados, uma vez que não oferecem vitaminas, sais minerais e fibras.

Com a gripe, o corpo está tentando se recompor e, por isso, é importante ajudar no processo consumindo alimentos integrais e nutritivos.

  • Açúcar, gorduras e frituras

Os alimentos gordurosos, fritos ou com excesso de açúcar intensificam o estado da gripe, já que são itens que atrapalham a digestão.

É recomendado evitar itens ricos em gorduras (principalmente as saturadas), carboidratos refinados, doces e carnes gordurosas.

Fontes: Angelica Grecco, nutricionista, coordenadora de nutrição do Hospital Santa Helena e do Instituto EndovIta; Juçara Soledade, nutricionista e docente da UniAteneu (CE); Aline Ramalho Lima, nutricionista da UFBA (Universidade Federal da Bahia).