Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Fiz uma tatuagem e surgiu algo como uma espinha no local. Pode ter relação?

Fernanda Garcia
Imagem: Fernanda Garcia

Daniel Navas

Colaboração para o VivaBem

07/02/2023 04h00

Sim. A tinta usada na tatuagem é identificada como um corpo estranho pelo organismo, o que pode criar reações inflamatórias que se manifestam como lesões na pele semelhantes a nódulos ou acne.

Esse problema pode acontecer logo nos primeiros dias depois da sessão —e pode ter também como causa reações alérgicas e infecções—, mas também pode surgir meses após o procedimento, o que é mais incomum.

Além disso, a reação pode não ter relação alguma com a tatuagem. Isso porque a chamada foliculite, que é uma inflamação de um pelo, também tem como sintoma o surgimento de uma ferida na pele. Por isso, é muito importante procurar ajuda médica para identificar o real motivo do problema.

Vale saber que espremer a lesão ou não tratá-la corretamente pode fazer com que a infecção atinja outras regiões do corpo, inclusive causar uma infecção generalizada com risco de morte.

Portanto, como a tatuagem demora em média de um a dois meses para estar completamente cicatrizada, é importante manter alguns cuidados neste período, como:

  • Limpar a região com sabonete neutro;
  • Secar com cuidado;
  • Manter a pele bem hidratada;
  • Aplicar cremes com ativos cicatrizantes;
  • Usar protetor solar com fator de proteção maior ou igual a 50 FPS;
  • Evitar praia e piscina;
  • Não retirar as casquinhas que se formam ao longo do processo de cicatrização;
  • E, claro, antes de começar a tatuagem, verifique se o local e os instrumentos que serão usados estão devidamente higienizados e esterilizados.

Fontes: Fabiana Seidl, médica dermatologista e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da SBCD (Sociedade Brasileira de
Cirurgia Dermatológica); Franklin Verissimo, dermatologista e especialista em medicina estética; Renata da Silveira Rodrigues Paiva, dermatologista do HULW-UFPB (Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba), vinculado à Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares); Roberto Tarlé, dermatologista do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Instale o app de VivaBem em seu celular

Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem e acessa dicas de alimentação, saúde e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora em seu celular e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor!