Topo

Beijar alguém com barba pode causar lesões, como diz vídeo no TikTok?

Jovem mostrou lesão no queixo após beijar homem com barba - Reprodução / TikTok
Jovem mostrou lesão no queixo após beijar homem com barba Imagem: Reprodução / TikTok

Colaboração para VivaBem

09/02/2023 04h00

Uma nova trend no TikTok tem reunido vídeos de mulheres que tiveram lesões no queixo após beijarem pessoas com barba. Com o Carnaval chegando, as preocupações aumentaram. Isso realmente pode acontecer?

Sim, mas é raro. A aparição de lesões após o contato com alguém com barba depende de alguns fatores, principalmente:

  • se há um corte, fissura ou alguma "porta de entrada" para bactérias;
  • a pessoa com barba precisa estar contaminada com o impetigo, que é causada por bactérias estafilococos e estreptococos.

Como os adultos têm uma camada mais grossa, é difícil passar de uma pessoa para a outra, mas acontece. Isso tudo principalmente se a outra pessoa tiver algum corte ou machucado, por exemplo, no queixo, local que tem o contato direto com a barba, podendo assim se infectar. Geisa Costa, médica especialista em dermatologia pela PUC- Campinas (SP) e membro da Sociedade Latino Americana de Dermatologia Pediátrica

@taypaigebird Throwback to proper getting a rash / scab / burn on my chin from a males beard?. Not ok #fyp #foryou #foryoupage #explore #explorepage #beardrash #chinrash ? original sound - taypaigebird

Sendo assim, o que pode acontecer é uma infecção bacteriana secundária. Quedas no sistema imunológico, uso de lâminas de barbear velhas, ferimentos superficiais pré-existentes e a coceira que o atrito com a barba pode causar podem levar à situação.

Alguns tipos de pele mais sensíveis também são mais suscetíveis a isso, como pessoas com dermatite atópica ou de contato, além da rosácea.

Como tratar?

  • Se houver apenas uma sensibilidade na região, é possível resolver o problema com hidratantes calmantes.
  • Caso apareça algum machucado, crosta, casquinha (conforme o vídeo no TikTok mostra), é essencial ir ao dermatologista.

* Com reportagem de Luiza Vidal, publicada em 14/09/2022.