Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Faz emagrecer? Trata queimadura? 10 mitos e verdades sobre vinagre de maçã

iStock
Imagem: iStock

Marcelo Testoni

Colaboração para VivaBem

09/02/2023 04h00

A utilização do vinagre, que pode ser obtido da fermentação de vinhos, frutas e arroz, como antídoto natural remonta há séculos. Em guerras, por exemplo, o produto era utilizado pelos soldados com o objetivo de desinfetar ferimentos, e nas epidemias, como de cólera, para higienizar mãos de cuidadores de doentes e alimentos crus que poderiam estar contaminados.

Atualmente, muito tem se falado dos efeitos positivos do vinagre de maçã, rico de fato em agentes antioxidantes, minerais e vitaminas. Mas será que esse vinagre é tão "milagroso" como dizem? A seguir, VivaBem, com especialistas, esclarece mitos e verdades a respeito.

1. Trata inflamações e infecções?

Sim, em teoria. Em laboratório, cientistas da Universidade de Middlesex, na Inglaterra, observaram em microscópio que o vinagre de maçã tem potencial antimicrobiano e anti-inflamatório sobre células infectadas por algumas bactérias que provocam doenças, como a Escherichia coli, associada a diarreia. Mas, em escala maior e em humanos, faltam testes.

2. Ajuda a perder peso?

Mulher se pesando, balança, peso, emagrecer - iStock - iStock
Imagem: iStock

Não. Até o momento, o vinagre de maçã figura apenas como aliado no controle da glicemia (nível de açúcar no sangue), evitando picos de insulina, hormônio que estimula o acúmulo de gordura corporal, melhorando o metabolismo e desinflamando o organismo. Porém, sem dieta saudável e atividade física regular, os ganhos do condimento sozinho são muito pequenos.

3. Protege o coração?

Sim, conforme demonstrado em estudos realizados com cobaias animais. O vinagre de maçã, mais especificamente seus nutrientes e substâncias (magnésio, quercetina, antioxidantes), ajudam o coração uma vez que combatem e reduzem o risco de colesterol, hipertensão e diabetes. Fora que o vinagre pode ser usado em substituição ao sal das principais refeições.

4. Alivia queimaduras?

Água-viva na areia - iStock - iStock
Imagem: iStock

Sim, em caso de queimaduras provocadas por águas-vivas. Ao contrário da água doce, de torneira ou mineral, e que agrava esse tipo de queimadura, pois dispara as toxinas dos tentáculos da água-viva que podem estar intactos e grudados à pele, o vinagre —e isso vale para todos os tipos— possui a capacidade de neutralizar a sensação de dor e ardor no local.

5. Clareia os dentes?

Não, na verdade, prejudica-os. Vinagre de maçã pode ser excelente para remover manchas escuras e impregnadas, como as de café, de superfícies. Entretanto, aplicado puro como clareador dental é contraindicado pelos dentistas. Ácido, ele corrói a estrutura do esmalte, gera sensibilidade e pode ferir e descamar gengivas, bochechas internas, lábios e língua.

6. Auxilia na digestão?

Depende. O vinagre de maçã, assim como o limão quando é espremido e ingerido com água, contribui para a produção de ácido gástrico, que auxilia na digestão e na redução de radicais livres. São compostos ácidos, mas que no organismo tornam-se básicos. O problema é que se consumido continuamente o vinagre aumenta o pH estomacal e pode causar azia e vômitos.

7. Combate os piolhos?

Mulher penteando cabeça de criança com piolho, pediculose, lêndea - iStock - iStock
Imagem: iStock

Sim. Uma solução atóxica de vinagre com água pode contribuir para frear uma infestação de piolhos, afirma a Fiocruz. Aplicada nos fios, espere ela agir por alguns minutos antes de passar o pente fino para remover os ovos do piolho (lêndeas), que acabam amolecendo. Vale ainda utilizar xampu ou loção própria de um a dois dias e, em casos difíceis, remédios de via oral.

8. Cura dor de garganta?

Não. Gargarejo com vinagre puro, ou mesmo diluído em água, por conta da acidez, irrita e resseca as mucosas das cordas vocais, podendo até danificá-las permanentemente. Mas o gargarejo com água morna sozinha, ou com sal, pode ser utilizado. Ajuda a soltar e reduzir o acúmulo de secreções na garganta, que também se beneficia do efeito antisséptico e acalma.

9. Faz bem para a pele?

Mulher branca skincare antissinais; cuidado pele; creme no rosto; beleza natural - iStock - iStock
Imagem: iStock

Não. Os efeitos do vinagre de maçã são obtidos se ele for consumido ou usado externamente em situações pontuais, de urgência, como para neutralizar as toxinas da água-viva. Agora, aplicado diretamente na pele como cosmético e mantido nela por horas pode queimá-la, além de alterar o pH local e piorar quadros de acne, manchas, irritações, ressecamento e alergias.

10. Regula o intestino?

Depende. Não há consenso médico e faltam evidências clínicas. Vinagre de maçã possui pectina, fibra solúvel que pode diminuir espasmos intestinais, e propriedades antibióticas para intoxicação alimentar e diarreia. Por outro lado, ele pode destruir bactérias boas, retardando o processo digestivo e endurecendo fezes, o que é ruim para quem já sofre de constipação.

Fontes: David Barros, dentista pela EBMSP (Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública) e especialista em periodontia e implantes dentários na Clínica ITA, em Salvador (BA); Gabriela Cilla, nutricionista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Clínica NutriCilla, em São Paulo (SP); e Maria Fernanda Barca, doutora em endocrinologia pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).