Protetor, óculos, boné e mais 7 cuidados ao praticar esportes na areia
Na praia, no clube, no parque ou em arenas no meio de grandes cidades. Esportes praticados na areia como beach tennis, vôlei de praia e futevôlei estão em alta e ganham cada vez mais adeptos.
Se você está pensando em fazer alguma dessas modalidades, veja cuidados importantes para um exercício seguro e saudável.
1 - Capriche no protetor solar
A pele que fica exposta ao sol precisa de proteção para não sofrer com a ação dos raios UVB (raios ultravioleta B), que provocam as queimaduras, e dos raios UVA (raios ultravioleta A), responsáveis pelos danos celulares que levam ao envelhecimento precoce e até ao câncer de pele.
- Mesmo que o céu esteja nublado, aplique um produto com FPS 30 ou mais e resistente à água;
- Filtros específicos para a prática esportiva fixam bem na pele e prometem não escorrer nos olhos com o suor;
- Reaplique o protetor a cada hora de atividade física, com a pele seca.
2 - Vista roupas adequadas
"Tecidos como o algodão favorecem o superaquecimento do corpo por não permitirem que o suor evapore com facilidade", comenta o médico Paulo Zogaib, especialista em medicina esportiva e fisiologia do exercício, chefe do ambulatório de avaliação da medicina esportiva da Unifesp e coordenador da medicina esportiva do Esporte Clube Pinheiros.
- Invista em peças com tecidos próprios para esportes ao ar livre, como a poliamida;
- Leves e confortáveis, muitas dessas roupas ainda contam com proteção UV;
- Caso vá praticar esportes de sunga ou biquíni, use vaselina ou cosméticos antiatrito nas axilas, virilha e entre as coxas, para diminuir o contato com a pele e evitar assaduras;
- Para proteger os pés, opte por meias ou sapatilhas específicas para esportes de areia.
3 - Use óculos de sol
Além de contribuírem para que a areia não entre nos olhos, os modelos esportivos possuem proteção contra os raios solares. "Essa medida evita danos nas estruturas oculares —como o cristalino e a retina—, o que poder levar a problemas como catarata, pterígio (espécie de tumor benigno com formação de tecido) ou degeneração macular", alerta o oftalmologista Milton Ruiz Alves, professor associado do Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da USP e consultor da União Química.
- Escolha modelos esportivos leves e resistentes, como os de policarbonato;
- As lentes devem alcançar até a área próxima às têmporas, para garantir boa proteção e não prejudicar a visão periférica;
- Verifique se o acessório tem proteção UV, além de tratamentos antirrisco e antirreflexo, que garantem maior durabilidade.
4 - Aposte em bonés ou viseiras
- Ambos protegem os olhos da areia e do sol;
- O boné tem a vantagem de proteger o couro cabeludo de queimaduras de sol;
- Já a viseira facilita a evaporação do suor e a troca de calor com o ambiente, uma boa para dias mais nublados;
- Prefira modelos próprios para a prática de exercícios, feitos com materiais leves e de secagem rápida.
5 - Evite os horários mais quentes do dia
- Os horários até as 10h da manhã e após as 16h são os mais seguros para evitar os problemas trazidos pela exposição ao sol e o calor;
- Ainda assim, não deixe de usar protetor, boné e roupas adequadas.
6 - Procure locais apropriados para jogar
- Cuidado com áreas da praia próximas a esgotos ou com fezes de animais, pois há maior risco de contrair parasitas, como a larva migrans cutânea (bicho geográfico);
- Evita também locais com barracas de comida e bebida e lixos por perto, pois pode haver espetos e até vidros na areia;
- Não pratique esportes em áreas que não são específicas para isso nem em horários em que há muitas pessoas na praia. Você pode dar uma bolada em alguém ou atrapalhar o descanso dos outros.
7 - Fortaleça os músculos
Apesar de a areia oferecer baixo impacto, por ser fofa, ela gera instabilidade aos movimentos, o que pode causar lesões como torções de joelhos e tornozelos, segundo Leonardo Coelho Rabello de Lima, docente da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP/USP) e pesquisador em desempenho esportivo do Grupo de Estudos em Ciências Fisiológicas e Exercício (Gecifex).
- Faça regularmente exercícios de força na academia ou em casa;
- Agachamento, afundo, flexão de braços, barra fixa e prancha são boas opções para fortalecer os músculos usando só peso do corpo.
8 - Não exagere no tempo de jogo
Apesar de ser delicioso praticar esportes na areia, tenha bom senso para não ficar em atividade por várias horas e exigir demais do seu corpo.
"Ao exagerar, especialmente se for sedentário ou iniciante, você pode sofrer com bolhas e dores musculares nos dias seguintes, além de lesões. Tudo isso dificulta a aderência ao esporte", esclarece Lima.
- Sedentários podem começar com 30 a 40 minutos de atividade por dia;
- Quem já faz treinos leves não deve ultrapassar duas horas de jogo;
- Atletas mais experientes devem respeitar os limites do corpo, nunca ignorando dores e sinais de fadiga, como perda de força, câimbras etc.
9 - Evite álcool e faça refeições leve
Se você está na praia e sabe que vai praticar algum esporte, deixe a cervejinha ou a caipirinha para outro dia.
- O álcool prejudica a coordenação motora, o equilíbrio e até a força, aumentando o risco de lesões durante os exercícios;
- Antes da atividade, consuma alimentos leves, como uma fruta, um suco ou iogurte;
- Mesmo após o jogo o consumo de álcool é ruim, pois atrapalha a recuperação muscular e favorece a desidratação.
10 - Hidrate-se!
A exposição ao sol e o esforço físico aumentam a perda de líquidos pelo suor, o que leva à desidratação se não houver uma reposição adequada de líquidos.
Segundo Zogaib, quando a perda de água chega a 4% do peso total do corpo, o organismo começa a sofrer consequências e você pode sentir:
- tontura
- dor de cabeça
- moleza
- visão turva
- desmaio
"A partir de 6%, já existe o risco de morte, sendo que em 10% pode haver a falência dos órgãos", alerta Zogaib.
Para manter a hidratação, o médico orienta:
- tomar um copo de água (de 200 a 300 ml) a cada 20 minutos de exercício;
- em atividades com mais de uma hora de duração, consumir bebidas isotônicas ou água de coco, para repor os minerais perdidos no suor.
UOL no Verão
Se você quer aproveitar a estação mais quente do ano para cuidar da saúde e praticar atividades físicas, não perca a programação da arena UOL no Verão.
- De quinta a domingo, até 12 de fevereiro
- Aberto das 9h às 22h - entrada gratuita
- Local: Posto 011 - Vila Mariana (Rua França Pinto, 568, São Paulo)
Conteúdos especiais para o verão
Além das atividades na arena, o UOL no Verão traz reportagens e programas de vídeo para você aproveitar a temporada do calor com muita saúde, sabor, conforto, bem-estar e estilo —confira tudo em uol.com.br/uolnoverao
No Conexão VivaBem, a jornalista Mariana Ferrão recebe convidados famosos e especialistas para bater um papo sobre saúde, alimentação, perda de peso e equilíbrio mental. Já em Ctrl+Ver Ctrl+Ser, a apresentadora Laura Vicente ajuda celebridades a encarnarem seus ícones de estilo, passando por transformações que envolvem styling, cabelo e make.
Com quatro episódios inspirados na época mais quente do ano, a chef Isa Scherer vai ensinar receitas que têm tudo a ver com temporada de calor no À moda da Isa. E no Conta Outra, que estreia em janeiro, comediantes se juntam em uma roda de amigos para contar suas histórias mais absurdas de verão.
Os programas estão na grade diária do Canal UOL e on demand, no YouTube e no UOL Play.
O UOL no Verão tem o patrocínio de Arno, Centrum, Claro, Eno, Nesfit, Paco Rabanne, Sprite e Vichy.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.