Topo

Nicácio diz que gosta de dar 'linguadinha no c*': há riscos para a saúde?

BBB 23: Fred Nicácio, do Camarote, revelou algumas de suas preferências sexuais - Divulgação/Globo
BBB 23: Fred Nicácio, do Camarote, revelou algumas de suas preferências sexuais Imagem: Divulgação/Globo

Colaboração para VivaBem

10/02/2023 14h17

Fred Nicácio detalhou algumas de suas preferências sexuais no BBB 23. Durante conversa com outros brothers, o médico contou que gosta de dar prazer na prática do sexo anal — o que inclui, nas palavras dele, "linguadinhas no c*".

Apesar de prazeroso — uma vez que o ânus está repleto de terminações nervosas —, essa variação de sexo oral, também conhecida como beijo grego, pode ser arriscada à saúde e também exige cuidados.

O ânus é uma "região potencialmente contaminada do nosso corpo", descreve o médico especialista em sexualidade e colunista de VivaBem Jairo Bouer. Isso porque existem muitos microrganismos causadores de doenças que podem habitar essa região.

  • Para quem dá o beijo grego, o risco é justamente contrair vírus, bactérias ou parasitas, especialmente se na boca da pessoa houver alguma ferida ou afta, que pode se tornar uma porta de entrada para os agentes infecciosos.
  • A boca também pode contaminar a região anal e trazer riscos para quem recebe o beijo.
  • Entre as ameaças estão hepatites, gastroenterites, HPV (papiloma vírus), sífilis, herpes e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
  • Colocar a boca nos genitais após ter tido contato inicial com o ânus também pode causar a migração da bactéria Escherichia coli para a uretra ou para o epidídimo (canal localizado atrás dos testículos), ocasionando infecções dolorosas.

Como se proteger?

  • O primeiro cuidado recomendado pelos médicos é higienizar o ânus com água e sabão antes do ato sexual preliminar.
  • É necessário usar preservativo ou "dental dam" (folha de látex usada como barreira dental) na língua. A proteção é importante para impedir que haja contato direto de mucosas (boca e ânus), situação que, em qualquer tipo de sexo oral, pode levar a uma contaminação.
  • O "beijo grego" não deve ser realizado se a pessoa estiver com infecções, lesões ou sangramentos.