Sinto que fico resfriada a cada dois meses, o que fazer?
O primeiro passo é buscar a ajuda de um infectologista para descobrir o que está por trás da sua queixa. Ela pode ser desde uma virose ou um quadro alérgico, que são os mais comuns, até algum problema com a sua imunidade, que é mais raro de acontecer.
A rinite alérgica, por exemplo, pode se desenvolver por conta do refluxo gastroesofágico. Isso porque o ácido do estômago que vai para o esôfago pode chegar até a via aérea, atingindo a garganta ou a laringe, gerando sintomas de um resfriado, como dor de garganta.
Lembrando que é sempre importante manter alguns cuidados, como:
- Uma boa higiene das mãos;
- Uso de máscara em ambientes fechados;
- Ter uma dieta saudável;
- Praticar atividade física regularmente;
- Em casa, manter os locais sempre limpos e ventilados para evitar acúmulo de substâncias que possam causar alergias;
- Manter as vacinas em dia.
Inclusive, vale saber que a vacina contra a gripe não previne o resfriado, mas sim doenças graves causadas pelo vírus influenza. Portanto, se você for diagnosticada com influenza ou qualquer outro quadro de infecção respiratória, inclusive a gripe, o recomendado é esperar pelo menos 14 dias para tomar a vacina. Assim, nesse período, todos os sintomas já acabaram.
Fontes: Alexandre Zavascki, chefe do serviço de infectologia do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre; Danilo Amâncio Campos, coordenador do serviço de infectologia do HGF (Hospital Geral de Fortaleza); Giovanna Sapienza, médica infectologista do Centro de Prevenção Meniá e do Hospital Santa Isabel, ambos em São Paulo.
Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.
Instale o app de VivaBem em seu celular
Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem e acessa dicas de alimentação, saúde e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora em seu celular e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.