Topo

8 dicas para seu intestino funcionar bem e evitar perrengues no Carnaval

iStock
Imagem: iStock

Bárbara Therrie

Colaboração para VivaBem

17/02/2023 04h00

Dias seguidos de festa, difícil acesso a banheiros limpos e maior consumo de bebida alcoólica e comidas que não estamos acostumados a ingerir no dia a dia.

Muito comum no Carnaval, a combinação acima pode afetar o nosso intestino, que costuma sentir quando fazemos mudanças na rotina, e gerar dor de barriga, prisão de ventre, gases, diarreias e outros perrengues que podem prejudicar sua folia. Veja dicas para evitar isso.

Beba bastante água

Os foliões perdem bastante líquido devido a calor, suor, atividade física prolongada e consumo de álcool (que tem efeito diurético).

Tomar bastante água é importante não só para manter o corpo hidratado, como também para o bom funcionamento do intestino, o processo de digestão e a absorção de nutrientes.

A recomendação é tomar pelo menos 30 ml de água por quilo de peso —uma pessoa com 70 kg precisaria de 2,1 litros. Mas essa quantidade aumenta com o calor, transpiração, idas ao banheiro para fazer xixi.

Então, tente ingerir mais água do que o habitual —tenha sempre uma garrafinha de água por perto— e fique atento aos sinais de desidratação: sede excessiva, boca seca, diminuição da eliminação de urina, xixi escuro, dor de cabeça.

Carnaval, água, hidratação - iStock - iStock
Imagem: iStock

Não exagere na bebida alcoólica

Tomar muito álcool aumenta a quantidade de bactérias pró-inflamatórias (ruins) no intestino. Essa alteração na microbiota pode causar problemas no órgão.

Além disso, o álcool e carboidratos presentes em certas bebidas (cerveja, por exemplo) aceleram o trânsito intestinal, gerando gases, urgência para ir ao banheiro (o que pode não ser bom no meio do bloquinho) e até diarreia.

Para minimizar o risco de ter problemas, siga estas dicas:

  • Não consuma bebidas alcoólicas sem se alimentar;
  • Opte por bebidas com menor teor alcoólico;
  • Intercale um copo de bebida alcoólica com um copo de água;
  • Evite misturar vários tipos de bebidas alcoólicas;
  • Evite misturar bebidas com medicamentos ou outros tipos de drogas;

Fique de olho no que você bebe

Compre bebidas apenas em estabelecimentos confiáveis, com boas condições de higiene e com a embalagem devidamente fechada.
Cuidado com bebidas em isopores com gelo, por exemplo. Sujeiras presentes na água contêm bactérias e podem contaminar a latinha. Ao ingerir esses micro-organismos, você pode ter uma infecção alimentar (que gera diarreia e outros problemas).

Cuidado com alimentos "laxantes"

Caso queira evitar uma "emergência" enquanto estiver na rua, antes de sair de casa, maneire no consumo de alimentos com muitas fibras, como aveia, legumes e verduras crus ou pouco cozidos, saladas e frutas com cascas.

Esses itens facilitam a formação do bolo fecal e aceleram o trânsito intestinal, gerando certa urgência de ir ao banheiro.

É importante saber que o efeito laxante dos alimentos é muito individual. Então, algo que estimula uma pessoa a ir ao banheiro pode não afetar você.

Evite comidas gordurosas

Pastel de fondue de queijo - Pedro de Bem/UOL - Pedro de Bem/UOL
Imagem: Pedro de Bem/UOL

Pastel, coxinha, batata frita e outras frituras em geral são digeridas lentamente e podem gerar desconfortos intestinais. Como o corpo não consegue absorver facilmente a gordura, para se livrar do excesso, você também pode ter uma diarreia.

Para não faltar energia no bloquinho, pães, sucos, banana com mel e açaí são boas opções. Esses alimentos são rapidamente digeridos, metabolizados e em grande parte absorvidos pelo organismo. Assim, não aumentam muito bolo fecal nem aceleram tanto a necessidade de ir ao banheiro.

Não segure a vontade de ir ao banheiro

Segurar o cocô pode deixar as fezes muito ressecadas, além de perpetuar a prisão de ventre.

Ao demorar para ir ao banheiro quando está com vontade, você pode sofrer com gases, inchaço, cólicas e até ficar irritado.

Se o horário que você vai ao bloquinho é quando geralmente faz cocô, uma dica é tentar adiantar a "tarefa", sentando por alguns minutos no vaso —mas não force muito, para não se machucar ou favorecer problemas como as hemorroidas.

Caso não consiga adiantar o "número 2" e sinta vontade de fazer cocô na rua, pode até segurar por um tempo, mas se a vontade vier com força, o jeito será encarar o banheiro químico —apenas redobre os cuidados com a higiene das mãos, lavando-as bem com água e sabão. Use também álcool em gel.

Um cafezinho pode ajudar o número 2

Se quiser estimular o intestino para fazer cocô antes de sair para a folia, uma dica é tomar um cafezinho e fazer massagens circulares no sentido horário (da direita para a esquerda). O café estimula naturalmente os movimentos intestinais e as massagens podem ajudar a "empurrar o cocô" —essas medidas devem ser associadas a uma dieta balanceada e ao consumo de água.

Caminhe pela manhã

caminhada; mulher caminhando; legging; fone - iStock - iStock
Imagem: iStock

Exercícios aeróbicos como a corrida e a caminhada também estimulam o trânsito intestinal, fazendo com que você vá ao banheiro.

Então, uma boa tática para conseguir fazer cocô antes de sair de casa é praticar uma atividade física ao acordar.

FONTES: Geisa de Jesus Santos, nutricionista clínica na Cliagen, especialista em nutrição clínica, mestre e doutoranda em alimentos, nutrição e saúde, e membro do Núcleo de Pesquisa em Gastroenterologia do HUPES - UFBA (Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia); Andréa Waisenberg, nutricionista e especialista em nutrição esportiva pela USP (Universidade de São Paulo) e proprietária da iDeaNutri, clínica de nutrição com foco em promoção da saúde, alimentação saudável e adequação de composição corporal; Vinícius Lacerda, cirurgião do aparelho digestivo e médico assistente voluntário do ambulatório de Doenças Infecciosas do Ânus e do Reto do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).