Veja 5 mitos e verdades sobre lancheira saudável para crianças
No segundo episódio da sexta temporada do Conexão VivaBem, o tema foi lancheira saudável. A seguir, a nutricionista Bianca Naves esclarece 5 mitos e verdades sobre o assunto.
Pode encher a lancheira de fruta porque é saudável?
Não, o ideal é ter um alimento de cada grupo. Em média, as pessoas precisam consumir em torno de 400 gramas de vegetais, que inclui frutas, verduras e legumes ao longo do dia. No caso das crianças, isso equivale de duas a três porções de frutas distribuídas em 24 horas.
A gelatina é sempre uma boa escolha de sobremesa?
Ela não é proibida, mas é um alimento rico em açúcar e que não traz outros nutrientes agregados. Eventualmente, ela pode estar presente em uma situação especial, mas não como regra.
Já sei do que o meu filho gosta, posso mandar todo dia a mesma coisa?
De fato, é mais prático mandar o que a criança aceita, no entanto, os pais devem aumentar o repertório nutricional visando a maior oferta de nutrientes, mas principalmente para ampliar o conhecimento e a curiosidade da criança.
"Vale evitar a monotonia e caprichar na variedade dos alimentos ao longo da semana", encoraja a nutricionista.
Lancheiras térmicas são indispensáveis?
São indispensáveis para crianças que ficam em período integral na escola. Para as que ficam entre quatro e cinco horas, os pais podem mandar a lancheira convencional.
Iogurte é sempre saudável?
Sim, porque a base do iogurte é leite e por ser leite é fonte de proteína e cálcio. A nutricionista pondera, no entanto, que há diferentes iogurtes no mercado, com mais ou menos açúcar, mais ou menos conservantes, mais ou menos corantes. A escolha fica a critério do consumidor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.