Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Lore Improta tem neuroma de Morton, que causa dor nos pés; veja mais sinais

Lore Improta é musa da Unidos do Viradoura, escola de samba do Rio de Janeiro - Reprodução/Instagram
Lore Improta é musa da Unidos do Viradoura, escola de samba do Rio de Janeiro Imagem: Reprodução/Instagram

Do VivaBem*, em São Paulo

21/02/2023 15h32

Musa da Unidos do Viradouro, a dançarina e influenciadora digital Lore Improta, 29, precisou tomar injeções para suportar as fortes dores que têm no pé e conseguir desfilar na Marquês de Sapucaí, na manhã desta segunda-feira (21).

Ao UOL, ela contou ter um problema chamado neuroma de Morton, que além de dor gera sensibilidade e formigamento na região.

Fiquei um mês parada. Acho que essa foi a parte mais difícil. Não tinha noção se ia voltar a sambar. Foi realmente um desafio muito grande pra mim, psicologicamente e fisicamente. Eu tenho muita fé em Deus e sei que ele tem um propósito pra minha vida Lore Improta, em entrevista ao UOL.

Lore disse que toma uma injeção semanal para lidar com o desconforto.

Fiz tudo o que eu podia fazer, tomei injeção pra estar aqui porque estava com muita dor. Minha sandália é flex e não consigo usar salto. Amanhã vou estar de tênis antes do desfile para poder arrasar na Sapucaí Lore Improta, um dia antes de desfilar pela Unidos do Viradouro.

O que é neuroma de Morton?

  • Apesar do nome complicado, o problema de saúde é um tipo de nódulo benigno localizado entre o terceiro e quarto dedo.
  • Essa condição acarreta espessamento ou aumento do volume do nervo, o que gera formigamento e queimação na região da planta do pé.

O que causa o neuroma de Morton?

  • O neuroma de Morton acontece por conta de traumas (pancadas), uso recorrente de sapatos de bico fino e alterações anatômicas.
  • É mais comum em mulheres que usam salto alto e em atletas que praticam corrida.

O que pode ser feito

  • Mudar o tipo de calçado que utiliza no dia a dia;
  • Uso de palmilhas e de algumas medicações que diminuem o desconforto;
  • Em último caso, é indicado tratamento cirúrgico do neuroma.

Retorno do neuroma preocupa Improta

Em dezembro, Lore Improta compartilhou que foi diagnosticada de novo com a condição após operar o neuroma. "Meu pé é meu material de trabalho, já dancei com muita dor. É um problema que voltou e é uma frustração, porque já passei pela cirurgia antes", desabafou na época.

O meu pé esquerdo está melhor, não estou sentido dor nele, mas o meu direito, que a gente colocou mais remédios, ainda está doendo. Estou tomando remédios muito fortes, fico meio zonza, por isso que estou meio sumida daqui Lore Improta.

*Com informções de reportagem publicada em 13/08/20.