Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


Dança dos Famosos ajudou Guta Stresser a descobrir esclerose múltipla

Colaboração para VivaBem

22/02/2023 11h01

Durante participação no terceiro episódio da sexta temporada do Conexão VivaBem, a atriz Guta Stresser contou que descobriu ter esclerose múltipla após apresentar sintomas como formigamento, tontura, zumbido, esquecer palavras e não conseguir decorar as coreografias da Dança dos Famosos, quadro de que participou em 2020.

Como atriz, sempre teve facilidade em decorar e achou que tinha alguma coisa errada. Ao passar com especialistas e fazer exames, recebeu a confirmação da doença: "É um diagnóstico, não uma sentença", alerta.

Tratamento via SUS

A atriz afirma que só tem a agradecer e elogiar o SUS: todo mês ela busca o remédio de alto custo que utiliza para o tratamento contra esclerose múltipla. "Se fosse comprar o medicamento custaria cerca de R$ 7.000 por mês".

Defensora do SUS, Guta diz que ele pode não ser perfeito em todas as coisas para as pessoas que dependem do sistema, mas como ideia, ela o considera perfeito. "O SUS é incrível, vou sempre lutar para defendê-lo e batalhar por ele."

Como parte do tratamento alopático, Guta toma duas cápsulas de remédio por dia e diz que ele está fazendo efeito. Como complemento, ela começou a usar o óleo de canabidiol (CBD) e agora está experimentando um que tem THC, que toma de duas a três vezes por dia, e cuja ação é mais sobre os sintomas da doença.

"Pra mim, funciona como um floral, não é um tratamento, pelo amor de Deus, ninguém pare de tomar o remédio alopático receitado pelo neurologista e passe a se tratar só com óleo de cannabis", comenta.

'Estou me redescobrindo'

Questionada sobre a carreira e a doença, a atriz afirma que está se redescobrindo. Desde que foi diagnosticada, participou do episódio de uma série que vai estrear no Star Plus.

Apesar de ter curtido a experiência, revela que penou com as altas temperaturas durante a filmagem: "Foi um desafio, ainda não vi, estou super curiosa para ver, [na época] estava começando a tomar o remédio".

Apaixonada por teatro, ela também fez uma peça que já tinha feito outras vezes e confessa que espera dar conta de decorar uma peça inteira novamente.

Com a mesma doença, Guta e a atriz Claudia Rodrigues planejam fazer uma peça sobre esclerose múltipla para mostrar o enfrentamento da doença de forma positiva e não como tragédia.

Queremos transmitir que as pessoas com esclerose múltipla também vivem, passeiam, se divertem, namoram, amam, trabalham. Podem tudo.