Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


BBB: Sapato deixa água entrar no ânus para limpá-lo; qual é o jeito certo?

Reprodução/Globoplay
Imagem: Reprodução/Globoplay

Do VivaBem*, em São Paulo

23/02/2023 13h31

Em conversa com participantes do BBB 23, o lutador Cara de Sapato contou que costuma deixar a água entrar no ânus para limpá-lo após fazer cocô.

Bruna Griphao: Você deixa a água entrar no c* e expulsa?

Cara de Sapato: Ué, por que não? É errado isso?

Afinal, qual é o jeito certo de limpar o ânus após fazer cocô?

Lavar o ânus com ducha higiênica ou no chuveirinho é o mais indicado após fazer cocô, mas não é necessário deixar a água entrar.

COMO FAZER

  • Sentado no vaso sanitário ou em um bidê, regule a ducha para que saia com a pressão adequada, nem muito fraca e nem muito forte.
  • Nesse momento, a pessoa deve entreabrir a região glútea de maneira a expor o ânus e fazer força para fora para permitir uma higiene mais efetiva.
  • Deixe a água limpar externamente, aplique um pouco de sabonete neutro e esfregue delicadamente a região perianal.
  • Quem não tiver ducha, pode usar o chuveirinho no box, ou deixar a água do chuveiro escorrer até o ânus. Depois de lavar, enxágue e seque bem.

Lenço umedecido é bom, mas não deve ser opção contínua

  • Quem evacua muito fora de casa e/ou não consegue lavar com água e sabão, pode usar o lenço umedecido (nunca aqueles para retirar a maquiagem). Mas não deve ser usado sempre.

Alguns lenços possuem produtos como perfume ou álcool que podem alterar a microbiota (flora) da pele ao redor do ânus e causar irritação e reação alérgica, além de promover atrito que, em excesso, pode ser prejudicial e causar feridas com o tempo. Vinícius Lacerda, cirurgião do aparelho digestivo e médico assistente voluntário do ambulatório de Doenças Infecciosas do Ânus e do Reto do Hospital das Clínicas da FMUSP

  • Uma higiene inadequada pode causar coceira, irritação da pele, piorar quadros de hemorroidas e fissuras anais, e deixar a pele mais suscetível a infecções sexualmente transmissíveis, como herpes e HPV.

Outras opções

TOALHA HIGIÊNICA

  • Seque a região perianal apenas apoiando a toalha higiênica --que deverá ser lavada e, posteriormente, pode ser reutilizada.

PAPEL HIGIÊNICO

  • Outra opção é secar com o papel higiênico sem esfregar para não deixar resíduo, somente encostando para absorver a umidade.
  • É importante manter a região seca para prevenir infecções por microrganismos que gostam de se proliferar em ambientes escuros, quentes e úmidos como é a área entre as nádegas, principalmente os fungos.

MOLHAR O PAPEL HIGIÊNICO

  • Em casos em que o único método disponível for o papel higiênico, a pessoa pode molhá-lo --encharcar, mesmo-- com água da torneira e deixar a água agir limpando o bumbum, sem muito atrito.
  • Depois, é só secar apoiando o papel seco, sem esfregar.
  • Ao usar o papel higiênico seco, nunca faça a higienização com muita intensidade, porque isso pode provocar um machucado local, e gerar sangramento, irritação e prurido anal.

*Com informações de reportagem publicada em 05/08/22.