Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


BBB 23: Cara de Sapato diz que tinha larva em seu prato; é perigoso comer?

iStock
Imagem: iStock

De VivaBem, em São Paulo

02/03/2023 17h15

O participante do BBB 23 Cara de Sapato tem protagonizado cenas inusitadas no reality show. A última delas foi encontrar uma larva no prato em que estava comendo, o que gerou uma reação de repulsa nele e em Bruna Griphao, que também almoçava naquele momento.

Assim que identificou o "intruso" no prato, o lutador de jiu-jitsu cuspiu o que estava mastigando e, em seguida, jogou toda a comida no lixo. Mas, afinal, faz mal ingerir larvas?

Segundo especialistas, não há riscos graves à saúde, mas pode causar mal-estar devido ao nojo provocado ou por ser um componente fora do comum da alimentação. Segundo o gastroenterologista Bruno Sander, a maior parte das larvas é comestível e, inclusive, faz parte de algumas culturas e culinárias.

"Quando chega no estômago, com a acidez do suco gástrico, ela vai ser digerida como qualquer tipo de proteína, porque a larva é uma proteína", diz o médico.

As larvas mais comuns de serem encontradas nos alimentos são as de moscas, que vão ser neutralizadas no trato gastrointestinal. Mas, se elas adentrarem a pele, o couro cabeludo ou a boca, podem resultar em uma infestação, chamada de milíase, explica Rogério Alves, gastroenterologista e hepatologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Possíveis reações negativas

Por ser um corpo estranho ao que geralmente é consumido, a pessoa que ingere larvas pode ter uma reação inflamatória com náusea e vômito, por exemplo. Isso pode ocorrer, ainda, se o alimento está impróprio para consumo ou simplesmente pelo nojo.

"Quando associa cheiro ou alguma percepção da realidade que nos gera desconforto, é comum manifestar sintomas de repulsa, dá náusea, mas é mais no eixo cerebral", diz Alves.

Larvas que realmente fazem mal

Diferentemente das larvas encontradas em alimentos, as de vermes, como a tênia, causam uma condição mais séria se ingeridas. "Elas não são degradadas do sistema digestivo e podem causar uma parasitose intestinal severa", afirma Alves.

Esse tipo de larva, no entanto, não é visível a olho nu, por isso há a recomendação geral de higienizar bem frutas, verduras e legumes antes do consumo, além de comprar carnes em estabelecimentos confiáveis.

Sander dá outro exemplo: o escargot, um tipo de caracol comestível. "Falando da salada, se tiver caracol, não é saudável e pode trazer problemas. Na pele dele há microrganismos que causam gastroenterite (inflamação do tubo digestivo)", diz.

"Na prática, se tem larva, é porque não foi bem lavado, aí a pessoa corre outros riscos, como ter outros protozoários, bactérias e salmonela, que vão provocar problemas gastrointestinais", alerta.