Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Por que o xampu faz meus olhos arderem? Pode ser perigoso?

Fernanda Garcia
Imagem: Fernanda Garcia

Rodrigo Lara

Colaboração para o VivaBem

07/03/2023 04h00

Isso acontece porque o xampu é feito com substâncias químicas cuja função é eliminar sujeiras, resto de pele morta e gordura acumulados no couro cabeludo. Quando entra em contato com os olhos, ele agride a membrana conjuntiva, que serve de proteção, provocando irritação e inflamação. O resultado é a ardência, e não costuma causar nada além disso.

Quando isso acontece, não tem jeito: a melhor forma de fazer essa sensação desagradável passar é lavar com água corrente limpa. Caso a quantidade de xampu que entrou em contato com os olhos seja grande, você também pode usar colírios lubrificantes para diminuir o ardor. O ideal, porém, é que você evite passar soro fisiológico, uma vez que esse produto tem sódio e pode intensificar o sintoma.

Dependendo da quantidade de xampu que cai, a ardência pode persistir e o olho ficar vermelho. Se isso durar por muito tempo, o ideal é procurar um serviço oftalmológico para que seja feito o diagnóstico do problema e indicação de tratamento. Em casos mais extremos e dependendo do tipo de xampu, há risco de alergias, conjuntivites tóxicas e até lesões na córnea.

Uma forma de evitar isso é usar xampus de pH neutro —como os indicados para bebês—, uma vez que a diferença de pH entre a lágrima e o xampu é o que costuma causar a irritação. E, claro, ter certeza de manter os olhos fechados na hora de lavar a cabeça e mantê-los assim até que todo o xampu seja enxaguado.

Fontes: Bruna Pivato, oftalmologista do Hospital Mater Dei Emec de Feira de Santana (BA); Luis Claudio Guillaumon, oftalmologista no Hospital Dia Campo Limpo e M'Boi Mirim II, gerenciados pelo Cejam (Centro de Estudos e Pesquisa "João Amorim") em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo; Herundino Neto Moura Moreira, oftalmologista da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.