Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Priscila Fantin diz ter paniculite mesentérica; veja o que é e sintomas

Priscila Fantin contou que problema de saúde prejudicou os ensaios para a Dança dos Famosos - Reprodução do Instagram
Priscila Fantin contou que problema de saúde prejudicou os ensaios para a Dança dos Famosos Imagem: Reprodução do Instagram

Do VivaBem, em São Paulo

20/03/2023 17h10

Priscila Fantin estreou ontem na Dança dos Famosos, do ''Domingão com Huck", e contou que um problema de saúde prejudicou os seus ensaios.

Nossa primeira apresentação no Dança dos Famosos exigiu muuuuita garra! Até mesmo durante a semana de ensaios, já que fui acometida por uma paniculite mesentérica que tirou toda minha energia e disposição. Gostaria de ter me dedicado 100% como sempre faço e isso por si só já foi um problema pra mim. Eu dei o meu melhor. Priscila Fantin

A paniculite mesentérica é uma doença crônica, em que há inflamação do mesentério —a dobra dupla do peritônio (como é chamado o revestimento da cavidade abdominal) que prende o intestino no abdome e por onde os vasos sanguíneos passam.

Ainda não se conseguiu estabelecer o que faz com que essa inflamação aconteça: se vem de doenças autoimunes, se vem de processos inflamatório ou infecções. O que acontece é que essa doença pode ser crônica e fica indo e voltando o tempo inteiro, gerando dores abdominais constantes. Fernando Furlan, cirurgião do aparelho digestivo

Como não se sabe as causas, ainda é impreciso estabelecer fatores de risco da paniculite mesentérica. Porém, ela é mais relatada em:

  • Homens;
  • Pessoas a partir dos 50 anos.

Isso, no entanto, não exclui o diagnóstico em mulheres e/ou pessoas mais jovens —caso de Priscila Fantin, que tem 40 anos.

Quais os sintomas?

  • Dor abdominal: é o principal sintoma. Em alguns casos, a doença causa retraimento do mesentério, que aumenta o desconforto.
  • Diarreias, cólica intestinal, náuseas e vômitos: também são comuns nesse tipo de paniculite.
  • Mas há casos de pessoas assintomáticas: elas descobrem a condição após fazer exames para investigar suspeitas de outras doenças.

Como tratar?

  • Cuidar da alimentação nos momentos de crise é primordial para reduzir a inflamação, junto ao uso de remédios anti-inflamatórios e para o controle da dor.
  • Há casos específicos de paniculite mesentérica causados por infecção. Se confirmado o processo infeccioso, o uso de antibióticos é indicado nesses pacientes.

Na maioria das vezes, a paniculite mesentérica não traz grande repercussão, a gente só recomenda que os pacientes fiquem com a dieta um pouquinho mais leve até melhorar a dor. Evitem comidas muito gordurosas, muita fritura, coisas pesadas, assim como comidas com muita fibra, muito cruas, que acabam piorando os sintomas. Bruna Vailati, coloproctologista do Centro Especializado em Aparelho Digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP)

Exames de imagens são realizados para acompanhar a situação (o mesentério aparece maior quando há inflamação). E, em geral, o tratamento controla o avanço da doença. Isso impede que o paciente precise de procedimentos adicionais.

Vailati alerta que é preciso retornar ao pronto-socorro ao apresentar dor para diagnosticar a sua causa e realizar o tratamento correto. Esse protocolo evita complicações no futuro.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A primeira versão do texto afirmava que o mesentério é uma camada de gordura, mas, na verdade, trata-se da dobra dupla do peritônio (como é chamado o revestimento da cavidade abdominal). A informação já foi corrigida.