Ele virou voluntário no mesmo hospital em que operou coluna: 'Corpo e alma'
Após sofrer um acidente de trânsito e fazer uma cirurgia da coluna pelo SUS, José Ribeiro Filho, profissional de educação física, deixou de ser paciente e se tornou, aos 57 anos, voluntário do Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba, mesma instituição em que foi operado.
Hoje, aos 62 anos, Ribeiro Filho divide sua rotina entre dar aulas de personal trainer e artes marciais, fazer os treinos de triatleta e ser voluntário. "Me sinto realizado e honrado em poder ajudar quem precisa, faço por amor e amo o que faço." A seguir, conheça a história dele:
"Em setembro de 2016 me envolvi em um acidente de trânsito, o freio da minha caminhonete falhou e acabei batendo em um carro com um casal de idosos. Dei assistência às vítimas e resolvi as questões relacionadas ao guincho dos veículos.
Durante todo o tempo senti fortes dores na região lombar, mas não fui ao posto de saúde porque achei que o incômodo ia passar e porque o atendimento poderia demorar. Liguei para um amigo farmacêutico, ele me passou alguns remédios e me aconselhou a buscar ajuda médica, mas inicialmente não fui.
Administrei as dores com a redução da carga de trabalho, colocando bolsa de água quente na coluna e tomando os remédios.
Após um mês e meio, as dores ficaram insuportáveis e fui a uma UBS. Fiz uma radiografia, mas como não foi constatada nenhuma lesão, o médico descartou que tivesse a ver com o acidente de trânsito e, desde então, meu caso foi erroneamente tratado como crise renal dado o meu histórico com dores renais. Ia frequentemente a emergência, tomava remédio e voltava para casa.
Com o tempo, as dores na coluna pioraram e atingiram também a parte posterior da perna direita. Não conseguia me manter de pé sozinho, passei a mancar, usar bengalas e tinha muita dificuldade para achar uma posição confortável para dormir. No trabalho, dava aulas de personal trainer para os alunos sentado em uma cadeira de rodas ou em uma cadeira comum.
Três meses após o acidente, fui viajar e, durante uma caminhada de bengala na praia, travei a coluna e cheguei ao meu limite de dor.
Voltei de viagem decidido a buscar o auxílio de um especialista. Fiz novos exames e marquei a consulta pelo posto de saúde, mas a previsão era que a vaga demorasse para sair.
Uma grande amiga, a Silvana, me emprestou dinheiro e paguei uma consulta particular com um ortopedista. Ele olhou os exames, disse que eu tinha algumas lesões causadas pelo acidente de trânsito, explicou que a situação era grave e me orientou a passar com um especialista em coluna que atendia pelo SUS, já que eu não tinha plano de saúde.
Marquei com o médico, mas a consulta demorou quatro meses para sair. Foi uma fase estressante, tinha dias que achava que ia morrer de dor. Meu maior medo era ficar com alguma paralisia e não conseguir exercer minha profissão e minhas atividades esportivas pessoais —trabalho com educação física desde os 19 anos e sou triatleta desde os 25.
Em maio de 2017, passei com o especialista pelo SUS, ele disse que eu estava com três vértebras comprometidas e que precisaria fazer uma descompressão da coluna. Cotei o valor do procedimento em quatro hospitais privados, mas a média era de R$ 30 mil e não tinha condições de pagar. Dada a gravidade do caso, o médico pediu urgência e a vaga para operar saiu em um mês, foi muito rápido.
No dia 16 de junho de 2017, cheguei ao Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba, fisicamente debilitado e emocionalmente abalado. Um voluntário se apresentou e me conduziu até o quarto na cadeira de rodas. Ele foi atencioso, me desejou boa sorte e disse que ia dar tudo certo.
Estava com medo e aquelas palavras me fortaleceram e deram esperança, me senti acolhido. Durante a internação, tive contato com mais dois voluntários, um que me visitou no quarto e outro que me acompanhou até a saída quando recebi alta.
A cirurgia da coluna pelo SUS me transformou como ser humano. Quando pensei que tudo o que eu havia construído no esporte e na minha saúde estava perdido, o procedimento devolveu minha dignidade e tomei a decisão de tornar a minha vida ainda melhor. A partir daí, nasceu em mim a vontade de me tornar um voluntário e de ajudar outras pessoas.
Três meses após a cirurgia, eu e minha amiga Silvana fomos ao setor de voluntariado do Hospital Universitário Cajuru conversar com a coordenadora. Participamos do Programa Acolher, em que conhecemos a instituição, normas, rotinas e procedimentos. Na última etapa da inscrição, assinamos o termo de adesão.
Um mês depois, em outubro de 2017, retornei ao hospital em que fui operado não mais como paciente, mas como voluntário, aos 57 anos. Desde então, me dedico a esse propósito três vezes por semana, das 13h às 17h/18h. Nesse período, abro mão dos meus compromissos profissionais e pessoais.
Nesses cinco anos de voluntariado no HUC, contribuo em três frentes. Minha maior paixão é ser acompanhante solidário, isto é, conduzir os pacientes de maca, de cadeira de rodas ou a pé, na chegada e saída do hospital e até a sala de procedimentos.
Meu treino na academia é focado em ganho de força para me aprimorar e ser ainda mais útil nesta função.
Junto com a Silvana, faço parte de um grupo chamado "Cuidando de Quem Cuida", em que ministramos palestras e atividades motivacionais e de superação para os colaboradores do hospital, desde os voluntários, a médicos, enfermeiros, entre outros profissionais.
Recentemente, entrei para a equipe de visita solidária. Procuro ser educado, gentil e otimista na minha abordagem. Quando há abertura e a pessoa deseja conversar, compartilho minha experiência e conto que já fui paciente do hospital.
Ser voluntário é uma das coisas mais importantes da minha vida. Me dedico de corpo e alma, me sinto realizado e honrado em poder ajudar quem precisa, faço por amor e amo o que faço.
Passados cinco anos da cirurgia, estou super bem. Aos 62 anos, tenho uma alimentação regrada e uma rotina ativa e saudável.
Acordo às 4h, treino musculação das 5h às 5h30, dou aulas de personal trainer e de artes marciais de manhã, faço voluntariado três vezes por semana no período da tarde, à noite faço aula de dança duas vezes por semana, e aos sábados e domingos nado, corro e ando de bike, como parte do treinamento de triatleta.
Minha filosofia é ser feliz e não desperdiçar tempo sem fazer nada. Cada minuto que vivemos é uma preciosidade."
Onde dá para ser voluntário pelo Brasil*
- SÃO PAULO
Hospital Oswaldo Cruz
Para ser um voluntário no Hospital Oswaldo Cruz, a pessoa precisa ter no mínimo 18 anos e estar em dia com as vacinações recomendadas pela instituição. A carga horária máxima é de 4 horas semanais. O serviço de voluntariado inclui atividades como artesanato, música, jogos interativos, leitura e acolhimento.
Para mais informações: (11) 3549-1000
Site: www.hospitaloswaldocruz.org.br/o-hospital/seja-um-voluntario/
BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo
A BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos principais hubs de saúde do país, oferece um programa de voluntariado que conta com serviços de incentivo e bem-estar aos pacientes em recuperação. As atividades são divididas em três pilares essenciais: acolhimento, bem-estar e apoio espiritual, e entretenimento, com ações voltadas para apresentações musicais, práticas integrativas de reiki e cromoterapia, serviço de estética, biblioterapia, coral, aulas de artesanato, teatro, xadrez, visita de super-heróis, mágicos e palhaços, dentre outras atividades.
Endereço: R. Maestro Cardim, 769 - Bela Vista - São Paulo/SP - CEP: 01323-001
Para mais informações: (11) 3505-3112 | voluntariado@bp.org.br
Site: https://www.bp.org.br/institucional/voluntariado
Hospital Albert Einstein
Com mais de 60 anos de história, o voluntariado é composto por uma equipe de mais de 600 pessoas de diferentes perfis, idades, religiões, mas com propósito em comum de levar alegria, cuidar e acolher a quem precisa. Além de atuarem diretamente nas unidades Morumbi, Perdizes e Alphaville, no Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP), no Residencial Israelita Albert Einstein (RIAE) e nos Hospitais Municipais M'Boi Mirim e Vila Santa Catarina, os voluntários organizam eventos, bazares e outras ações beneficentes de captação de recursos que ajudam a financiar iniciativas em benefício da comunidade. As atividades são organizadas em 69 setores e se desenvolvem em três eixos: humanização, geração de conhecimento e transformação social.
Endereço: Av. Albert Einstein, 627 - Morumbi - São Paulo/SP - CEP: 05652-000
Para mais informações: (11) 2151-3580 | deptovoluntarios@einstein.br
Site: https://voluntarios.einstein.br/
A.C. Camargo
Desde a fundação da instituição, o voluntariado tem papel essencial no A.C. Camargo Cancer Center. Os voluntários orientam os pacientes sobre a localização de serviços e realizam diversas atividades com o objetivo de proporcionar o cuidado amplo dos pacientes oncológicos, como oficinas de artesanato, costura e pintura; arteterapia, apoio religioso, leitura, contação de histórias, entretenimento, entre outros. Todos os talentos são bem-vindos e novas turmas de voluntários são formadas periodicamente. Para se inscrever é preciso ter mais de 21 anos, estar com a imunização (vacinas) em dia, de acordo com o calendário nacional, e ter disponibilidade mínima de 4 horas semanais, uma vez por semana.
Endereço: R. Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade - São Paulo/SP - CEP: 01509-001
Para mais informações: (11) 2189-5000
Site: https://accamargo.org.br/sobre-o-cancer/noticias/nossa-rede-voluntaria-precisa-de-voce
Formulário de inscrição: https://accamargo.org.br/form/voluntariado
Hospital Japonês Santa Cruz
No Hospital Japonês Santa Cruz, voluntárias com idade acima de 60 anos atuam com ações de apoio e interatividade com os pacientes, ajudando-os a passar, da melhor maneira possível, pela estada hospitalar. O grupo trabalha com visitação aos quartos, oficina de artesanato ikebana (arranjos florais) e orientação hospitalar, que consiste no auxílio ao encaminhamento dos pacientes aos andares em que serão internados ou aos quartos.
Endereço: R. Santa Cruz, 398 - Vila Mariana - São Paulo/SP - CEP: 04122-000
Para mais informações: (11) 5080-2000 | m.nagata@hotmail.com
Site: https://hjsc.com.br/
Hospital do GRAACC
O voluntariado é um dos pilares da humanização no atendimento hospitalar do GRAACC. Atualmente, são cerca de 300 pessoas comprometidas e empenhadas em acolher familiares e pacientes que chegam de todo o país para o tratamento do câncer pediátrico, além de oferecer suporte para a assistência, os serviços e as áreas administrativas e de sustentabilidade da organização.
Endereço: Rua Pedro de Toledo, 572 - Vila Clementino, São Paulo/SP - CEP 04039-001
Para mais iInformações: (11) 5908-9100
Site: https://graacc.org.br/voluntariado-no-graacc
Hospital Geral do Grajaú
Sob a gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, o hospital realiza vários projetos de voluntariado, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor e humanizado. As atividades deixam o ambiente mais próximo da rotina social dos pacientes com ações, como: brincadeiras; música; espiritualidade; contação de histórias, artesanato, entre outras.
Endereço: Rua Francisco Octávio Pacca, 180 - Grajaú, São Paulo/SP - CEP 04822-030
Informações: (11) 3544-9444
Site: https://irssl.org.br/unidades_e_servicos/hospital-geral-do-grajau/
Hospital Municipal Infantil Menino Jesus
O Hospital Menino Jesus tem parcerias com diversos grupos de voluntariado para atender a unidade, que é gerida pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, por meio da parceria com a Prefeitura de São Paulo. Entre as atividades realizadas, destaque para eventos, doações, visitas para crianças, intervenções lúdicas e educativas, contação de histórias, entre outras ações de humanização.
Endereço: Rua dos Franceses, 251 - Bela Vista, São Paulo/SP - CEP 01329-010
Informações: 3016-0527
Site: https://irssl.org.br/unidades_e_servicos/hospital-municipal-infantil-menino-jesus/
Hospital Sírio-Libanês
O Hospital Sírio-Libanês possui um programa de voluntariado com mais de 250 voluntários que ajudam a transformar a realidade hospitalar, acolhendo com respeito as pessoas que frequentam a instituição. Vestidos com avental rosa ou azul, os voluntários fazem o trabalho de acolhimento, dando apoio assistencial aos pacientes e visitantes. Para cada paciente, os voluntários definem a melhor maneira de aproximação, orientam e acompanham pelas diferentes alas. Jogam dominó, brincam de quebra-cabeças e contam histórias para ajudá-los a se entreter e a diminuir a tensão do ambiente hospitalar.
Endereço: Rua Dona Adma Jafet, 115 - Bela Vista - São Paulo/SP
Para mais informações: (11) 3394- 4793 | servicos.voluntarios@hsl.org.br
ITACI
O Instituto de Tratamento do Câncer Infantil conta com a ajuda de diversas instituições e voluntários para proporcionar bem-estar e momentos de lazer neste momento tão delicado da vida de pacientes de zero a 18 anos. Entre as ações no hospital, visitas com cachorros e pôneis, contação de histórias e confecção de bonecos como recurso terapêutico.
Endereço: R. Galeno de Almeida, 148 - Pinheiros, São Paulo/SP - CEP 05410-030
Para mais informações: (11) 2661-8962 | ouvidoria.icr@hc.fm.usp.br
Site: https://www.itaci.org.br/voluntarios
ICr HC-FMUSP
A Assessoria de Humanização do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP desenvolve um trabalho que respeita e valoriza os direitos e deveres dos pacientes, familiares e colaboradores, a partir de suas subjetividades e referências culturais, por meio de ações voltadas para a prática de bem-estar e qualidade de vida, acolhimento, prática de cuidado, ambiência, educação permanente, arte e cultura e práticas inclusivas de gestão. Voluntários e parceiros dedicam horas para promover atividades artísticas, educação física, saúde e beleza, terapias alternativas, palestras, contação de histórias, artesanatos, integração com pets, entre outros.
Endereço: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 647, portarias 2, Cerqueira César - São Paulo/SP - CEP 05403-000
Informações: (11) 2661-8859 / 8827 | humaniza.icr@hc.fm.usp.br
Site: www.icr.usp.br/humanizacao e www.icr.usp.br/voluntarios-e-parceiros
Hospital Universitário da UFSCar
O Hospital Universitário da UFSCar/Ebserh possui uma Comissão de Humanização, que é responsável pela organização das ações de voluntariado no hospital. Os voluntários oferecem atividades que melhoram a qualidade de vida das pessoas atendidas e promovem evoluções significativas no ambiente e no cuidado com o paciente, como visitação aos leitos, atividade com música, contações de história, palhaçaria hospitalar, oficinas, pinturas e espiritualidade.
Mais informações: (16) 3509.2455 (falar com Luciana) | voluntariado.hu-ufscar@ebserh.gov.br
Site: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hu-ufscar/comunicacao/voluntario-do-hu
Sabará
O Sabará Hospital Infantil conta com um Programa de Voluntariado, que faz parte da Rede de Humanização, que realiza visitas todos os dias, de segunda a sexta-feira, e em datas comemorativas. Os voluntários realizam atividades diferenciadas no pronto-socorro, na brinquedoteca, na unidade de internação, na UTI e no centro cirúrgico. O objetivo da equipe é oferecer aos pacientes pediátricos e seus responsáveis acolhimento, conforto e alegria, o que proporciona um atendimento mais humanizado que ajuda significativamente no resultado do tratamento. As ações realizadas pela equipe contemplam a entrega de brinquedos e jogos produzidos pelos voluntários, a maioria com materiais recicláveis
Endereço: Av. Angélica, 1987 - São Paulo/SP - CEP: CEP 01228-200
Para mais informações: (11) 3155.2800
Site: https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/conheca-o-programa-de-voluntariado-do-sabara/
- RIO DE JANEIRO
INCAVoluntário
O INCAvoluntário conta com atividades de apoio, ações com pacientes e funções administrativas, como recebimento e separação de doações, bazares, entre outras. Durante recrutamento você poderá identificar a que mais se encaixa em seu perfil.
Endereço: Rua dos Inválidos, 212 - sala 902 - Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20.231-048
Para mais informações: (21) 3207-4547 | contato@incavoluntario.org.br
Site: www.incavoluntario.org.br/seja-um-voluntario-no-inca/
Hospital Universitário Antônio Pedro
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF/Ebserh) conta com a Associação dos Colaboradores do Huap, que é formada por ex-servidores e outras pessoas que tenham vontade de ajudar o hospital. Eles doam materiais, alimentos, enxovais, itens de cerimonial. Fazem lanches para colaboradores, bazares e almoços para a compra de materiais e outras necessidades do Huap. A entidade funciona há 72 anos. Também há um grupo de música chamado "Boa noite, bom dia Huap". É um projeto de extensão com voluntários criado com a proposta de levar música, atenção, conversa e alegria para pacientes e seus acompanhantes.
Endereço: Rua Marques do Paraná, 303, 4º andar do prédio anexo - Centro - Niterói/RJ
Mais informações: (21) 2629.9381
Instagram: @achuap1951 e @projetobnbd
- MINAS GERAIS
Hospital Ibiapaba CEBAMS
O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, conta com a ajuda de voluntários para trabalhos de humanização no atendimento dos pacientes da instituição, através de auxílios espirituais, momentos de autoestima (através de cortes de cabelo e maquiagens), momentos musicais e outras atividades. A instituição também conta com o apoio da Associação de Apoio à Pessoa Portadora de Câncer e Seus Familiares no trabalho com voluntários que atuam junto aos pacientes com câncer que fazem seu tratamento no Hospital.
Endereço: Rua Silva Jardim, 580 - Barbacena/MG - CEP: 36.201-004
Para mais informações: (32) 3339-3540 | servicosocial@ibiapaba.com.br
Site: www.ibiapaba.com.br
Hospital de Clínicas da UFTM
O Hospital de Clínicas da UFTM/Ebserh conta com uma associação de voluntários composta principalmente por aposentados da instituição e familiares de colaboradores. Existente há 20 anos, a AVHC arrecada fundos por meio de iniciativas beneficentes e doações e reverte em projetos que beneficiam os pacientes do hospital, na forma de ações de humanização e suporte alimentar, doação de vestuário e itens de higiene, além de festas comemorativas em datas tradicionais.
Endereço: Rua da Constituição, 1.032 - Abadia - Uberaba/MG
Mais informações: (34) 3336.5878 / 3321.9569 | avhc@avhc.org.br
Site: https://avhc.org.br/
Hospital de Clínicas da UFU
O Hospital do Câncer em Uberlândia é o Serviço de Oncologia do Hospital de Clínicas da UFU/Ebserh, um centro de referência para os pacientes oncológicos de Uberlândia e outros mais de 70 municípios. O Grupo Luta Pela Vida (GLPV) é a instituição filantrópica responsável por captar recursos para manutenção, ampliação e melhorias no Hospital do Câncer e, mais recentemente, no Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos. O grupo conta com uma equipe de mais de 300 voluntários, divididos em diferentes equipes, que auxiliam em atividades como: preparo e distribuição de lanches, bazar e viveiro solidário em que recursos são revertidos em prol do tratamento oncológico, cuidado com a brinquedoteca do hospital e pacientes infanto-juvenis, realização de eventos e ações culturais, apoio espiritual, entre outras.
Endereços:
Hospital do Câncer em Uberlândia: Av. Amazonas 1996 - Umuarama - Uberlândia/MG
Grupo Luta Pela Vida: Rua Francisco Cândido Xavier, 240 - Alto Umuarama - Uberlândia/MG
Mais Informações: 0800 340 2062 | contato@grupolutapelavida.org.br
Site: www.grupolutapelavida.org.br
- BAHIA
A Santa Casa da Bahia conta com a ajuda de voluntários que oferecem serviços para melhorar a qualidade de vida das pessoas assistidas pela instituição, por meio de visitas, contação de histórias, aulas de artesanato, terapias holísticas, aplicação de reiki, entre outras atividades.
Endereço: Av. Joana Angélica, 79 - Nazaré - Salvador/BA - CEP: 40050-001
Para mais informações: (71) 9 9635-9805 | voluntariado@santacasaba.org.br
Site: www.santacasaba.org.br/acoes-sociais/voluntariado.html
- PARANÁ
Hospital Universitário Cajuru
No Hospital Universitário Cajuru, os voluntários acompanham o paciente durante a internação, realização de exames, procedimentos e alta hospitalar; orientam e auxiliam os pacientes e seus familiares quanto a localização de serviços e setores do hospital; realizam visitas solidárias de escuta e presença; levam alegria e descontração através da contação de histórias, música e encenações lúdicas.
Endereço: Av. São José, 300, Cristo Rei - Curitiba/PR - CEP: 80.050-350
Para mais informações: (41) 3271-2990 ou (41) 3271-2719
Site: hospitalcajuru.org.br/doe-agora/doe-seu-tempo/
Hospital Marcelino Champagnat
A chance de aprender com a história do outro e poder ensinar em troca são as principais motivações dos mais de 350 voluntários que também atuam no Hospital Marcelino Champagnat. Todos os dias os corredores e quartos das instituições hospitalares são transformados em lugares de esperança a partir de ações de contadores de histórias, cães terapeutas, acompanhantes de pacientes, reikianos, músicos, artesãos, palhaços e tantas outras pessoas dispostas a fazer o bem sem olhar a quem.
Endereço: Av. Presidente Affonso Camargo, 1399 - Cristo Rei - Curitiba/PR, CEP 80050-370
Para mais informações: (41) 3271-2990
Site: https://hospitalmarcelino.com.br
Hospital Angelina Caron
O Hospital Angelina Caron do Paraná conta com programas de voluntariado em setores como cardiologia, enfermaria, nefrologia, oncologia, pediatria, entre outros. Os projetos envolvem visitas de palhaços, bingos, rodas de música, presentes para os aniversariantes do mês, interações com robôs, contações de histórias, cafés para mães de crianças com longos internamentos, artesanato, atividades de costuras, entre outras atividades de humanização.
Endereço: Rodovia do Caqui - Campina Grande do Sul/PR - CEP: 83430-000
Para mais informações: (41) 3679-8100
Site: www.hospitalangelinacaron.org.br/fale-conosco
Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR
O Serviço de Voluntários do CHC-UFPR/Ebserh foi implantado em 1990. Tem por objetivo proporcionar um acolhimento diferenciado ao paciente, promovendo a integração entre a comunidade externa e o complexo e abrindo espaço para o exercício da cidadania. O comprometimento do voluntário com a instituição é uma parceria duradoura e de qualidade, uma verdadeira atitude de amor.
Para mais informações: coordenador do Serviço de Voluntários - Rene Manoel Virginio da Cruz | Equipe Administrativa e Coordenação: (41) 3360-1861 | Atendimento Interno do Voluntariado: (41) 3360-6549
Horário de funcionamento: 8h às 19h
E-mail: voluntarios@hc.ufpr.br
- SANTA CATARINA
Hospital Santa Isabel
O Hospital Santa Isabel, em Blumenau, conta com dois grupos de voluntários que visam auxiliar e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, acompanhantes e colaboradores da instituição. As ações são realizadas por meio de atividades de humanização e suporte financeiro.
Endereço: Rua. Floriano Peixoto, 300 - Centro, Blumenau/SC - CEP: 89010-906
Para mais informações: (47) 99980 7093
Site: https://redesantacatarina.org.br/hospital/santaisabel/SitePages/institucional/voluntariado.aspx
Hospital Nossa Senhora da Conceição
O Hospital Nossa Senhora da Conceição, atualmente conta com 20 grupos de voluntários que contribuem para o atendimento das necessidades sociais, econômicas e espirituais dos pacientes internados, acompanhantes e colaboradores, de acordo com os princípios éticos e cristãos da Rede Santa Catarina. São realizadas atividades de atenção socioemocional, orações espontâneas e sacramentos para os católicos. Além disso, os voluntários dão suporte para alguns dos pacientes em alta e humanizam as atividades do hospital através de datas comemorativas como Páscoa, Dias das Mães, semana da criança e Natal. A UNIONCO, equipe de voluntários voltada para a oncologia, promove a doação de cabelo humano para a confecção de perucas, incentiva e repassa orientações sobre o valor do aleitamento materno, fornecendo kits de enxoval aos recém-nascidos em situação de maior carência, assim como as mães e coleta leite materno nas residências de mães doadoras.
Endereço: R. Vidal Ramos, 215 - Centro, Tubarão/SC - CEP: 88701-160
Para mais informações: (48) 3631-7074 | ivanilda.silva@redesc.org.br
Site: https://redesantacatarina.org.br/hospital/nsconceicao-tubarao/SitePages/institucional/voluntariado.aspx
- RIO GRANDE DO SUL
Hospital Escola da UFPel
No Hospital Escola da UFPel/Ebserh, temos um grupo que há mais de 20 anos toca para os pacientes: o Grupo Medicação. Todas as quartas-feiras, o grupo se reúne no HE para levar música aos pacientes e colaboradores do hospital. O encontro acontece na rampa de acesso dos funcionários e, de lá, os músicos seguem pelos corredores do hospital, passando por todos os setores e as enfermarias.
Mais informações: Fabio Saraiva (53) 9 8405.1390 | 9 9156.2907
Site: Facebook Grupo Medicação (https://www.facebook.com/profile.php?id=100028262154892)
Hospital Universitário de Santa Maria
O Hospital Universitário de Santa Maria (UFSM/Ebserh) conta com a Associação dos Amigos do HUSM, composta, principalmente, por aposentados da instituição e colaboradores. Existente há 18 anos, a associação tem sócios que contribuem mensalmente, mantém um brechó e promove campanhas solidárias de arrecadação permanente (enxoval para bebês, tampinhas e lacres). Todo recurso é revertido em projetos que beneficiam os pacientes do hospital.
Endereço: Av. Roraima, 910 - Camobi, Santa Maria/RS, 97105-340
Telefone: (55) 3213-1400
- BRASÍLIA
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar em parceria com a Abrace (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias) possui um programa de voluntariado que inclui atividades distribuídas em mais de 15 grupos, em que os voluntários atuam de forma criativa e solidária, contribuindo para a humanização do atendimento.
Endereço: AENW 3, Lote A - Setor Noroeste (ao lado do Hospital de Apoio) - Brasília - Distrito Federal - CEP: 70.684-831
Para mais informações: voluntariado@abrace.com.br
Site: www.hcb.org.br/voluntariado/informacoes-gerais/o-programa-e-os-primeiros-passos/
- MARANHÃO
Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão
O HU-UFMA/Ebserh promove, por meio do Grupo de Humanização, a atuação de uma rede de voluntários. Os voluntários oferecem uma série de atividades, como doação de itens de higiene, brinquedos e material escolar; visitação aos leitos; atividade com música; contações de história; palhaçaria hospitalar; oficinas; pinturas; espiritualidade; e capelania, que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes, trazer um pouco de alegria e distração para o ambiente hospitalar e até mesmo ajudar na recuperação dos usuários.
Endereço: Rua Silva Jardim, 215, Centro, São Luís - Maranhão
Mais informações: (98) 2109.1153 | humanizacao@huufma.br
- PARÁ
Hospital Universitário João de Barros Barreto
A Associação Amigos do Barros tem a missão de apoiar a assistência social prestada aos usuários do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB/Ebserh) nas áreas ambulatorial e de internação hospitalar. Fundada e constituída como entidade civil sem fins lucrativos por voluntários com apoio de servidores do hospital, a associação tem sua sede no próprio HU. A partir da sua criação, toda a atividade voluntária desenvolvida no hospital já passou por uma ordenação. As pessoas que desejam ser voluntárias e/ou fazer visitas religiosas aos doentes precisam passar por um treinamento promovido pela entidade. A associação tem por objetivos principais prestar assistência aos usuários do HUJBB, promover campanhas que disseminem a prevenção de doenças e combater preconceitos.
Endereço: Rua dos Mundurucus, 4.487- Sala Centro de Estudos - Guamá - Belém;/A | 66.073-000
Mais informações: (91) 3201.6799 | amigosdobarros@hotmail.com
Site: https://amigosdobarros.webnode.pt/?fbclid=IwAR2550CSOoSpUszVJv_4wTCeb_3hVN8UhDqW4KE_IIsNx6R8bYpXK7Mz9u0
*Todas as informações foram repassadas pelas próprias instituições.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.