Topo

Vírus transmitido por carrapatos é detectado pela 1ª vez na Inglaterra

nechaev-kon/iStock
Imagem: nechaev-kon/iStock

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

05/04/2023 11h52

Autoridades britânicas alertam a população a respeito do vírus da encefalite transmitida por carrapatos TBEV (sigla em inglês para tick-borne encephalitis virus), depois do primeiro caso da doença ter sido confirmado no país.

O que sabemos até agora?

O primeiro caso na Inglaterra foi confirmado no ano passado, em Yorkshire, quando um homem de 50 anos que praticava mountain bike apresentou fadiga, dor muscular e febre cinco dias após ser picado por um carrapato.

Um comitê conjunto da UKHSA (Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido) e do Defra (Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais) disse que o vírus também foi detectado nos condados de Hampshire, Dorset e Norfolk. As autoridades não descartam a presença em outras regiões britânicas.

Apesar de ser novidade para os britânicos, o vírus já estava presente em outros países da Europa e foi identificado pela primeira vez na década de 1930, na União Soviética.

Teorias apontam que os carrapatos infectados podem ter sido levados para o Reino Unido por aves migratórias, por causa das mudanças climáticas.

A maioria dos infectados não desenvolve sintomas e outros podem ter algo parecido com uma gripe.

Os sintomas mais graves incluem dor de cabeça severa, rigidez do pescoço, convulsão, confusão súbita e fraqueza nos braços e pernas. Em alguns casos, o vírus pode levar a morte.

De acordo com Sally Cutler, professora de microbiologia da University of East London, a variante encontrada no Reino Unido é "uma das mais leves" entre as registradas.

Apesar do baixo risco, autoridades alertam sobre medidas para evitar os carrapatos e aconselham qualquer pessoa que ficar doente após uma picada a procurar o médico.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do informado na primeira versão do texto, carrapatos não são insetos. A informação foi corrigida.