'Fraquinho', ele viralizou no TikTok erguendo barras pesadas; como pode?
Um homem aparentemente fraco, com roupas de faxineiro, interrompe o treino de caras musculosos para limpar o chão da academia. Aí, pega a barra pesada que está no solo com a maior facilidade, deixando os "fortões" espantados.
Vídeos com a "pegadinha" (veja abaixo) fizeram o levantador de peso profissional Vladimir Shmondenko, conhecido como Anatoly, ficar famoso nas redes sociais e levantaram a dúvida: não é preciso ter muitos músculos para ter força?
Antes de tudo, é importante deixar claro que o ucraniano está longe de ser um cara "sem músculos".
Pelo contrário, sua musculatura é extremamente bem desenvolvida para seu peso (cerca de 75 kg a 80 kg, dependendo do período competitivo), mas, nos vídeos, fica escondida debaixo da roupa larga.
De qualquer forma, a força de Anatoly ainda surpreende. Afinal, como ele consegue levantar cargas extremamente altas com tanta facilidade mesmo visualmente tendo menos volume muscular que os outros caras? Para entender isso é importante compreender o esporte que Anatoly pratica.
Fisiculturismo x levantamento de peso
É fácil confundir, mas fisiculturismo (bodybuilding) e levantamento de peso (powerlifting), esporte de Anatoly, não são a mesma coisa.
O fisiculturismo usa os exercícios de musculação para desenvolver a musculatura com fins estéticos. Já o levantamento de peso é um esporte focado em três exercícios (agachamento, supino e levantamento terra), em que vence o atleta que consegue erguer mais peso.
O treino de um atleta de levantamento de peso é focado no ganho de força, não de músculos. Então, podemos ver competidores com maior percentual de gordura e outros com menor volume muscular, mas com uma grande força para realizar os exercícios" Marcio Acoaviva, profissional de educação física
Boa parte do praticantes de musculação tem como foco a hipertrofia muscular com fins estéticos (fisiculturismo), o que não exige necessariamente treinar com altas cargas. O principal objetivo dos exercícios é gerar um estresse nos músculos, para estimular que as fibras se reconstruam maiores e mais volumosas (hipertrofia). Isso pode ser feito com peso moderado.
"A força é uma valência física diferente da hipertrofia, do volume muscular. Então, ele (Anatoly), apesar de ter um volume muscular muito menor do que os caras de academia, possui uma capacidade de gerar força muito maior", fala Fabrício Buzatto, médico do esporte e fisiatra.
Ter muitos músculos não é sinônimo de força?
Uma pessoa com grande volume e definição muscular não necessariamente é mais forte que uma "mais magra" e sem a musculatura aparente (definida).
Existem outras variáveis importantes quando o assunto é levantar altas cargas.
"Eles (levantadores de peso) precisam desenvolver muito mais técnica para gerar alavanca, gerar força (que é a aceleração de uma carga). É diferente do fisiculturismo, em que se faz um trabalho específico para hipertrofia, para grande volume", explica Fabrício Buzatto.
O ganho de força para levantar peso depende de treino específico, geralmente com muita carga e poucas repetições (até 6) —-além de genética, como sintetiza Adriano Aparecido da Silva, profissional de educação física.
A força muscular está relacionada ao esforço do músculo para realizar um determinado movimento, mesmo o mais simples, como levantar o braço, andar ou ficar em pé. Quanto mais se treina a relação de tensão do músculo contra uma resistência, mais adaptado (preparado) para esse movimento ele vai se tornar.
Já para hipertrofia muscular, o treino tem um número intermediário de repetições (geralmente de 8 a 12) e uma carga "moderada", se comparada com o treino para ganho de força —até porque, usar muito peso impossibilitaria completar as repetições.
Fontes: Marcio Acoaviva, profissional de educação física e professor de musculação da academia Les Cinq Gym (SP); Adriano Aparecido da Silva, profissional de educação física e professor da rede de academias Evoque; Fabrício Buzatto, médico do esporte e fisiatra, membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.