'Três dias já dão resultado': como é rotina de treinos de Flávia Alessandra
Flávia Alessandra sempre fez exercícios para cuidar da saúde e ter bom condicionamento físico. Aos 48 anos, quem vê a atriz pode imaginar que ela passa o dia na academia para manter a forma. Mas sua rotina de treinos está muito longe de ser assim.
A artista defende que não é necessário malhar todos os dias para ter resultado e o mais importante é fazer o treino certo. "É importante entender que dois, três treinos por semana podem dar resultado. Inclusive, qualquer coisa é melhor do que nada", contou a atriz em entrevista ao VivaBem.
Flávia Alessandra diz que geralmente tenta treinar por uma hora, às vezes uma hora e meia. Quando tem esse tempo, faz um treino de força (musculação) e depois o aeróbico (corrida, bike, escada etc.).
Quando a agenda está corrida e não há tempo tempo para ir à academia, ela investe em atividades de cerca de 15 minutos —o popular HIIT (treino intervalado de alta intensidade). Nesse tipo de rotina, intercala curtos períodos (30 segundos a 1 minuto, por exemplo) de exercícios de força, como agachamento, leg press, afundo e abdominais, com breves períodos de exercícios aeróbicos.
"É um 'HIIT resistido', em que o exercício de força é feito com uma carga leve. Desse modo, gera uma resposta fisiológica e neuromuscular que melhora tanto a força quanto a resistência muscular e cardiorrespiratória", explica Rafael Lund, profissional de educação e personal trainer de Flávia Alessandra. Recentemente, o treinador lançou junto com a atriz e o apresentador Otaviano Costa a plataforma de treinos online Utreino.
Segundo Lund, estudos mostram que com treinos curtos e intensos é possível obter ganhos no condicionamento físico similares a atividades mais longas.
Foco na manutenção dos músculos
Como Flávia Alessandra já se aproxima dos 50 anos, Lund explica que um dos principais objetivos da atriz na academia é preservar a massa muscular —que tende a diminuir naturalmente conforme envelhecemos.
"Não é só uma questão estética, é funcional. Ter força e músculos é muito saudável, melhora vários aspectos relacionados à saúde e qualidade de vida. Com a idade, qual é a maior dificuldade dos idosos? Levantar-se da cadeira, deslocar-se com velocidade... Ter um bom volume de massa magra evita esses problemas e garante autonomia conforme envelhecemos", ressalta.
Como Flávia Alessandra faz exercícios cerca de três vezes por semana, seus treinos têm exercícios que trabalham o corpo todo, como foco nas pernas, no tronco e no core (abdome, lombar e quadril).
"Procuro não colocar muitos exercícios no mesmo dia, para evitar que a atriz fique dolorida e isso atrapalhe sua rotina de trabalhos. Inclusive, ninguém precisa ficar dolorido para ter resultado no treino, isso é um mito", diz Lund.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.