Como saber se minhas dores são fibromialgia?
Não há exames específicos que demonstram que as dores sejam causadas pela fibromialgia. Como várias doenças podem causar incômodos semelhantes, é necessário buscar a avaliação de um médico reumatologista, que, com exames físicos, laboratoriais e de imagem, consegue descartar outras enfermidades até chegar ao diagnóstico correto.
Se confirmada a fibromialgia, o tratamento é feito por meio de mudanças de hábitos e uso de medicamentos. Mas vale saber que a principal terapia é a melhoria do estilo de vida, a partir da prática de exercícios físicos, melhora do sono e alimentação saudável.
Em alguns casos, também é recomendada a terapia psicológica, principalmente para aprender a lidar com a dor crônica no dia a dia. Já as medicações são úteis para diminuir a dor, melhorar o sono e a disposição e para permitir a prática de exercícios físicos.
Mas lembre-se que qualquer exercício deve ser feito com a orientação de um profissional de educação física. Ele saberá indicar os melhores treinos e intensidades para evitar que as dores aumentem ainda mais.
As dores que caracterizam a fibromialgia afetam o corpo inteiro e são consideradas crônicas (com duração de mais de três meses), mas que não apresentam evidências de inflamação no local do sintoma.
Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sinais, como fadiga, alterações do sono, dormência, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade.
Como a fibromialgia é uma doença crônica, ela não tem cura. Porém, ao seguir o tratamento corretamente, é possível controlar a doença e seus sintomas, como as dores.
Por isso, não deixe de tomar as medicações indicadas pelos médicos, além das mudanças de hábitos.
Fontes: Aline Ranzolin, reumatologista do HC UFPE (Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco) vinculado a Rede Esberh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares); Ewerton Rodrigues, reumatologista do HGF (Hospital Geral de Fortaleza); Fernando Neubarth, chefe do serviço de reumatologia do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.