Queixa de dor nas costas aumenta 60% em rede de clínicas; veja como tratar
O fim da pandemia de covid-19 foi decretado, mas algumas consequências do contexto da crise sanitária devem persistir. A dor nas costas é uma delas. Quem precisou trabalhar de casa nem sempre tinha condições ergonômicas apropriadas, o que intensificou as chances de se deparar com o problema.
Segundo a OMS, 80% da população mundial vai desenvolver ou já desenvolveu algum tipo de dor nas costas ao longo da vida. Mas, com o cenário pandêmico, as queixas tornaram-se mais notórias.
Problemas de coluna relacionados à postura inadequada aumentaram 61% entre 2019 e 2022, de acordo com levantamento da rede de clínicas Meu Doutor Novamed, do Grupo Bradesco Seguros. As queixas vêm, principalmente, de profissionais que seguem em trabalho remoto.
Em Curitiba, a demanda cresceu de forma expressiva: mais de 600% entre 2020 —ano em que a rede chegou à capital paranaense— e o ano passado.
Por vezes, a pessoa não tem a estrutura adequada para trabalhar ou simplesmente fica mais confortável em casa e não presta atenção à postura.
"Nos dois casos, o resultado são dores na coluna e por isso é importante lembrar que, mesmo estando em casa, a manutenção de uma postura adequada é importante para evitar problemas futuros", diz Marcos Paulo Vanzin, ortopedista da Meu Doutor Novamed.
Causas da dor nas costas
De modo geral, um desconforto na coluna pode ter origem muscular, lombar, cervical ou dorsal. Vanzin explica que pacientes entre 18 e 55 anos podem sentir algum tipo de dor lombar baixa ou dor nas costas. As causas mais comuns são:
- Sobrecarga mecânica da coluna;
- Dor miofascial (condição clínica específica de dor muscular associada à presença de um ou mais pontos sensíveis);
- Dor por contratura muscular.
No caso de queixas posturais, podem haver:
- Ocorrências discogênicas (irritação do disco intervertebral);
- Dor facetária (provocada pelo desgaste das articulações das facetas);
- Hérnia de disco intervertebral.
Com dor nas costas, quando procurar um médico?
As dores musculares costumam melhorar espontaneamente ou com uso de analgésicos simples em um período de uma semana. Dificilmente o quadro se estende por mais de um mês, segundo o ortopedista. Mas se os sintomas permanecem por mais de 30 dias, é sinal de alerta.
Procure um médico se:
- A dor irradia para as pernas;
- Vem acompanhada de perda da força;
- Há formigamento.
Esses são indicativos de que a dor nas costas pode vir de algo mais sério, como uma hérnia de disco.
Qual médico procurar?
Em linhas gerais, o ortopedista especialista em coluna é quem trata os quadros relacionados à região.
Mas, diante de uma crise inesperada, um ortopedista geral do pronto-socorro também está capacitado a prescrever medicações para aliviar rapidamente a dor. O profissional também poderá fazer uma primeira avaliação para confirmar se realmente se trata de um problema de coluna.
Tratamento para dor nas costas
Dependendo do diagnóstico, o tratamento para dor nas costas pode envolver:
- Medicamentos;
- Exercícios físicos;
- Fisioterapia;
- Pilates;
- Orientações sobre dor e postura.
Praticar exercício físico, como caminhada, natação e ciclismo é a forma mais eficaz de tratar dor nas costas, mas somente o diagnóstico feito por um profissional especializado poderá indicar que tipo de atividade ajudará cada pessoa.
Se movimentar acaba sendo o mais indicado porque a coluna tem a função de mexer o corpo humano: virar, curvar, movimentar etc. Esse movimento faz com que a coluna fique forte e flexível, e uma rotina de atividades físicas que trabalha a coluna ajuda com a força, resistência e flexibilidade.
O repouso só será recomendado em casos bem específicos, como dor ligada à hérnia de disco. Ainda assim, é um repouso relativo, pelo menor tempo possível. Isso porque o repouso carrega alguns problemas, como enfraquecimento dos músculos, rigidez das articulações e perda do preparo físico.
Como prevenir a dor nas costas
O ortopedista Vanzin afirma que corrigir a posição incorreta e estar atento à postura é parte da solução do problema da dor nas costas. Contudo, a prevenção é a chave para evitar o desgaste da coluna.
"Devemos nos manter ativos, praticar algum tipo de atividade física como musculação, natação ou pilates. Isso é fundamental para a manutenção da saúde da nossa coluna", diz o médico.
Além da prática de exercícios físicos regulares, outras recomendações são:
- Realizar alongamentos nos intervalos de trabalho;
- Realizar pequenas pausas ao longo do dia para correção da postura, regulando o posto de trabalho e procurando manter a coluna de forma reta, evitando se curvar sobre o computador ou ficar encurvado na cadeira;
- Manter-se dentro de seu peso ideal.
- Dormir bem.
*Com informações de reportagens publicadas em 29/08/2022 e 03/04/2023
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.