Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Tina Turner morreu por causas naturais; o que isso significa?

Tina Turner tinha 83 anos e enfrentava longa doença não especificada - Alta Life Editora/Divulgação
Tina Turner tinha 83 anos e enfrentava longa doença não especificada Imagem: Alta Life Editora/Divulgação

Do VivaBem*, em São Paulo

25/05/2023 18h40

Tina Turner morreu de causas naturais, nesta quarta-feira (24), após uma "longa doença não especificada", disse o porta-voz da cantora ao site britânico Daily Mail.

Ela já teve um câncer de intestino e convivia com a hipertensão há 40 anos. Em 2017, Tina Turner passou por um transplante de rim, doado pelo marido, Erwin Bach.

O que significa morrer de causas naturais?

Esse termo é um eufemismo para a morte que não se sabe ao certo como se deu.

Mas denota que não foi por um motivo externo nem violento —como por tiro, incêndio ou trauma.

Quando se diz que "morreu de causas naturais", possivelmente a morte foi menos estressante, ou mais tranquila, sendo relacionada a uma sensação de paz e a idosos muito longevos.

Pode ocorrer de alguém também ser atestado por uma parada cardiorrespiratória, mas todas as mortes ocorrem por isso. A questão é o que levou a ela. Assim, nós, médicos, precisamos, ao mínimo, dar uma tentativa de diagnóstico sobre o motivo dessa pessoa ter morrido. Natan Chehter, geriatra, em reportagem de VivaBem

Há diferença de morte indeterminada?

Sim. O registro de morte indeterminada difere dos óbitos por causas naturais.

A morte indeterminada é registrada se não há evidências para se chegar a uma conclusão robusta ou aceitável sobre as suas causas. Também é registra assim quando há suspeitas de falta de cuidados, negligência e violência, por exemplo.

No caso de morte indeterminada, o óbito é investigado pelo médico legista, que se baseia em exames post-mortem, necrópsias, registros médicos e depoimentos de testemunhas.

*Com informações de reportagem publicada em 05/12/22.