Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


'Ozempic natural' emagrece? Conheça substância que viralizou nas redes

A berberina é tomada por via oral como um pó, cápsula ou comprimido - iStock
A berberina é tomada por via oral como um pó, cápsula ou comprimido Imagem: iStock

De VivaBem, em São Paulo

02/06/2023 15h13

Emagrecer de forma saudável não tem segredo: é investir em atividades físicas, comer de forma equilibrada, beber água e ter sono de qualidade. Mas, exceto para aqueles que recebem indicação de medicamentos, não faltam receitas e ingredientes "milagrosos" que buscam driblar a orientação e acelerar o processo.

Depois da febre da semaglutida (Ozempic) como emagrecedor —originalmente produzida para tratar diabetes—, agora outra substância ganhou as redes sociais com relatos de perda de peso, a berberina. Por ser um composto obtido a partir de plantas medicinais, ganhou o nome de "Ozempic natural".

O que está acontecendo?

Uma busca no TikTok pelo nome do fitoterápico devolve resultados de médicos e influenciadores de, pelo menos, dois anos atrás.

São vídeos em português, inglês e espanhol falando sobre os benefícios, entre eles melhora da resistência à insulina, do nível de colesterol e para regulação da microbiota.

Há, inclusive, uma pessoa que indica as dosagens e forma de ingestão para perder peso, o que só deveria ser prescrito individualmente por um profissional habilitado.

Pessoas sem obesidade que não conseguem emagrecer com dieta e exercícios acabam recorrendo a medicamentos, mas, no caso do Ozempic, tem havido falta do remédio.

Então, uma solução natural que se apresenta mais viável, inclusive financeiramente, ganha a graça do público, até por não precisar de receita médica.

O que é a berberina?

A berberina é um composto fitoterápico, ou seja, extraído das raízes de plantas como goldenseal e berberis.

O ingrediente tem sido usado para distúrbios intestinais e para tratar infecções. O medicamento é tomado por via oral como um pó, cápsula ou comprimido.

Esse componente ativo tem demonstrado alguns efeitos em estudos pequenos:

  • Reduzir sintomas da diarreia causada pela síndrome do intestino irritável;
  • Em pessoas com diabetes, a berberina pode diminuir a glicemia em jejum, após as refeições e hemoglobina glicada;
  • No diabetes, ela é mais eficaz em combinação com outros medicamentos para a doença do que quando usada sozinha.

"Tem grande vantagem", destaca a médica Thaísa Albanesi, clínica geral e fundadora do Instituto Human, que estuda e prescreve a substância há dez anos.

"É um composto bioativo que melhora a resistência insulínica e estimula a gordura boa no corpo, a marrom. Quanto mais estimula essa gordura saudável, mais aumenta o metabolismo", explica.

Segundo ela, o composto ajuda o corpo a usar o excesso de gordura com mais facilidade como fonte de energia. Pode ser indicado como substituto da metformina para pessoas com diabetes tipo 2. Além disso, tem efeitos antioxidante e anti-inflamatório, combate radicais livres e ajuda a revascularizar o corpo, sendo indicado para problemas cardíacos.

A berberina ajuda a emagrecer?

Até o momento, as evidências científicas mais fortes vêm de duas revisões que analisaram outros estudos clínicos e indicaram leve redução de peso. Em uma, houve discreta redução do IMC (índice de massa corporal) e circunferência da cintura.

Em outra, o composto diminuiu moderadamente o peso corporal (cerca de 2kg), o IMC e a medida da cintura, concluindo que ele "pode ter desempenhado um papel indireto na melhora dos sintomas clínicos em doenças com distúrbios metabólicos".

Porém, os estudos foram realizados em pessoas com obesidade, então não é possível dizer que a berberina tem o mesmo efeito em outros grupos. Assim, por enquanto, não há indicação direta de uso para emagrecimento na população geral.

As pessoas usam para emagrecer, mas não é milagroso. Se tomar berberina achando que vai comer de tudo, junk food, provavelmente vai ter ação irrelevante. Thaísa Albanesi, médica clínica geral

Quais são os riscos da berberina?

Ao analisar a goldenseal, planta da qual a berberina é extraída, foram identificados efeitos colaterais como:

  • Náuseas;
  • Ansiedade;
  • Indigestão;
  • Contrações uterinas;
  • Icterícia em recém-nascidos.

Albanesi afirma que, de modo geral, a berberina até tem o mesmo princípio do Ozempic, mas sem os efeitos indesejados. As reações negativas podem ocorrer quando há superdosagem, um risco para quem quer emagrecer e acredita que "quanto mais, melhor".

Em grandes quantidades, a goldenseal pode causar convulsões, insuficiência respiratória e afetar os batimentos cardíacos.

Quem não pode tomar berberina?

A substância é contraindicada para pessoas grávidas ou que estão amamentando, recém-nascidos e indivíduos com doenças convulsivas ou problemas de coagulação. Isso é uma espécie de padrão dos fitoterápicos, uma vez que não há estudos suficientes sobre a ação do composto nesses públicos.

Portanto, a berberina pode ter resultados positivos para pessoas com obesidade. Mas, antes de consumi-la, é fundamental conversar com médicos ou farmacêuticos para entender se o composto é indicado e seguro para você.