Ana Clara não usa mais papel higiênico após fazer cocô, e ela está certa
A apresentadora Ana Clara revelou que deixou de fazer uso de papel higiênico para limpar o ânus após fazer cocô porque "faz mal" para a região anal. A ex-BBB abordou o assunto ao falar qual a pior coisa quando se está confinado no reality da Globo, e explicou que é justamente a questão de usar o banheiro. As declarações foram no podcast PodPah.
"Pior coisa é fazer cocô... O problema não é nem a câmera [dentro do banheiro], é que a porta não tem tranca. Às vezes você tá cagando e alguém abre a porta", relatou. Nesse momento, ela explicou que se tornou usuária do chuveirinho em substituição ao papel higiênico.
E a ex-BBB está certa. Lavar o ânus com ducha higiênica ou no chuveirinho é o mais indicado após fazer cocô, mas não é necessário deixar a água entrar.
E quem também concordou com ela após ler o nosso texto foi o influenciador Felipe Neto, que tuitou: "Alguém ainda usa papel higiênico?"
COMO FAZER
Sentado no vaso sanitário ou em um bidê, regule a ducha para que saia com a pressão adequada, nem muito fraca e nem muito forte.
Nesse momento, a pessoa deve entreabrir a região glútea de maneira a expor o ânus e fazer força para fora para permitir uma higiene mais efetiva.
Deixe a água limpar externamente, aplique um pouco de sabonete neutro e esfregue delicadamente a região perianal.
Quem não tiver ducha, pode usar o chuveirinho no box, ou deixar a água do chuveiro escorrer até o ânus. Depois de lavar, enxágue e seque bem. A secagem pode ser com uma toalha, se estiver em casa, ou um pedaço de papel higiênico que você deve apenas encostar no local.
Lenço umedecido é bom, mas não deve ser opção contínua
Quem evacua muito fora de casa e/ou não consegue lavar com água e sabão, pode usar o lenço umedecido (nunca aqueles para retirar a maquiagem). Mas não deve ser usado sempre.
Alguns lenços possuem produtos como perfume ou álcool que podem alterar a microbiota (flora) da pele ao redor do ânus e causar irritação e reação alérgica, além de promover atrito que, em excesso, pode ser prejudicial e causar feridas com o tempo. Vinícius Lacerda, cirurgião do aparelho digestivo e médico assistente voluntário do ambulatório de Doenças Infecciosas do Ânus e do Reto do Hospital das Clínicas da FMUSP
Uma higiene inadequada pode causar coceira, irritação da pele, piorar quadros de hemorroidas e fissuras anais, e deixar a pele mais suscetível a infecções sexualmente transmissíveis, como herpes e HPV.
MOLHAR O PAPEL HIGIÊNICO
Em casos em que o único método disponível for o papel higiênico, a pessoa pode molhá-lo —encharcar, mesmo— com água da torneira e deixar a água agir limpando o bumbum, sem muito atrito.
Depois, é só secar apoiando o papel seco, sem esfregar.
Ao usar o papel higiênico seco, nunca faça a higienização com muita intensidade, porque isso pode provocar um machucado local, e gerar sangramento, irritação e prurido anal.
*Com informações de reportagem publicada em 05/08/22.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.