Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Roséola: entenda virose que causou manchas na filha da ex-BBB Vivian Amorim

Vivian Amorim compartilhou que Malu, 2, está com um tipo de virose que causa manchas vermelhas pelo corpo - Reprodução/Instagram
Vivian Amorim compartilhou que Malu, 2, está com um tipo de virose que causa manchas vermelhas pelo corpo Imagem: Reprodução/Instagram

Do VivaBem, em São Paulo

05/06/2023 16h33

A apresentadora e ex-BBB Vivian Amorim compartilhou no Instagram que a filha, Malu, de 2 anos, teve um quadro de roséola, tipo de virose que causa manchas vermelhas no corpo e acomete principalmente crianças de até 3 anos.

"Depois dos dias de febre, Malu amanheceu com manchinhas vermelhas pelo corpo, mais concentradas no rosto. Consequência da roséola, conhecida como exantema súbito, nome 'difícil' para a virose que ela pegou", escreveu Vivian em foto publicada neste domingo (4).

A pediatra dela explicou que é um quadro benigno e que vai regredir espontaneamente em até 5 ou 7 dias. Mas imaginem o desespero da mãe quando viu ela toda pintadinha assim... Ave Maria, coração ficou pequeno demais. Vivian Amorim, via Stories

Entenda a roséola

A roséola, também conhecida como sexta doença, é causada pelo herpesvírus humano tipo 6B, ou pelo herpesvírus humano 7 —este último em menor frequência.

A contaminação ocorre por contato próximo, como espirrar e tossir perto, ou ao tocar em superfícies contaminadas e depois levar as mãos ao rosto (boca, nariz e/ou olhos).

Esses casos são mais comuns no outono e na primavera, mas podem ocorrer no ano todo.

Ela acomete principalmente crianças menores que 3 anos, que ainda têm o sistema imune em desenvolvimento.

Essas crianças ainda não têm um sistema imunológico capaz de combater doenças. Ele ainda não está totalmente maduro. Aquelas a partir de 4 anos são mais competentes para combater doenças assim. Milene Gavioli, pediatra do Fleury Medicina e Saúde

É por isso que a doença é incomum em adultos —com exceção daqueles com imunidade comprometida.

Se pessoa já teve contato com o vírus quando criança, tem os anticorpos contra a roséola.

Diagnóstico clínico

O pediatra identifica a doença por meio dos sintomas, tipo de diagnóstico conhecido como clínico.

O primeiro sinal é a febre, então o médico investiga mais sintomas para descartar outros problemas de saúde. Quando as manchas começam a surgir, é possível identificar a roséola.

Quais os sintomas?

A doença começa com febre alta, que cede entre 2 e 3 dias.

É então que começam as manchas pelo corpo, principalmente no tronco da criança. As manchas costumam desaparecer entre 5 e 7 dias.

Também é comum a criança apresentar irritação e falta de apetite.

Tratamento de suporte

A roséola é autolimitada, ou seja, se resolve sem complicações. "Do mesmo jeito que as manchas aparecem, elas desaparecem. É uma doença benigna que se resolve de 5 a 7 dias", explica Gavioli.

Em geral, o tratamento envolve bastante hidratação e remédios, a depender dos sintomas, como antitérmicos para a febre.

Há ainda recomendação de não ir à escola, já que a transmissão da virose é pelo contato próximo.