Topo

VivaBem Hoje

Os principais assuntos do universo da saúde em um só programa, exibido segundas, quartas e quintas


Papa Francisco opera hérnia incisional, no abdome; veja por que ela surge

Colaboração para o VivaBem

07/06/2023 16h48

O papa Francisco foi operado nesta quarta-feira (7) por causa de uma laparocele, espécie de hérnia que se forma na cicatriz de uma operação anterior e pode causar obstrução intestinal.

A formação de hérnias na parede abdominal é relativamente comum, muitas delas fazem parte da formação corporal da pessoa. Apesar disso, existem fatores que aumentam o risco do surgimento dessa protrusão após uma cirurgia.

Em entrevista ao programa "VivaBem Hoje" (veja no vídeo acima), a doutora Bruna Vailatti, coloproctologista do Centro Especializado em Aparelho Digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explicou como identificar uma hérnia incisional, nome dado a essa formação ocasionada depois de um trauma.

É bem comum a gente ter essa condição em pessoas que têm qualquer fator que aumente a pressão dentro do abdome, por exemplo pessoas muito obesas; que tenham muita tosse; pessoas que tenham essa região mais fraca; pessoas que costumam carregar peso. Por isso, sempre que fazemos uma cirurgia abdominal recebemos a recomendação de passar algum tempo em repouso. Bruna Vailatti, coloproctologista

O que é a hérnia incisional?

A hérnia incisional é classificada pela médica como um "furinho" no local da cirurgia.

"Quando fazemos uma força maior, pode entrar nesse furinho algum conteúdo de dentro da barriga, desde um pouco de gordura, até um pedaço de intestino, o que pode causar essa obstrução intestinal, ou condições até mais graves", diz Vailatti.

Nem sempre essa hérnia aparece logo após a realização da cirurgia. Ela pode demorar alguns meses para surgir.

Há sintomas?

Em geral, aparece como uma bolinha ou uma dor no local da cirurgia.

Recomendação é sempre cirúrgica?

Vailatti diz que é preciso avaliar caso a caso para decidir pela cirurgia.

As operações podem ser simples ou de alta complexidade, dependendo do lugar onde está a hérnia, além do conteúdo e tamanho do dano causado por ela.

O vídeo no topo desta reportagem é um recorte do VivaBem Hoje, programa que traz os principais assuntos sobre saúde do momento e é exibido ao vivo no YouTube e no Canal UOL, todas as segundas, quartas e quintas, às 14h. Confira todos os episódios do VivaBem Hoje no canal do YouTube de VivaBem.

Terapia revolucionária contra o câncer

No VivaBem Hoje desta quarta (7), a jornalista Marcela Rahal conversou com Lucila Nassif Kerbauy, hematologista, especialista em transplante de medula óssea e pesquisadora do Hospital Israelita Albert Einstein, para explicar o que é o CAR-T, tratamento recente para alguns tipos de câncer que reprograma geneticamente células de defesa para combater a doença. A terapia vem sendo tratada como revolucionária.

Na segunda parte do programa, a doutora Bruna Vailatti, coloproctologista do Centro Especializado em Aparelho Digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explicou o que é e como identificar uma hérnia incisional, que obrigou o papa Francisco a fazer uma cirurgia.