Médico: 'É preciso fazer, mas devemos desmistificar que exercício emagrece'
No segundo episódio da sétima temporada do Conexão VivaBem, que discutiu remédios para emagrecer, o endocrinologista Wilmar Accursio afirma que é preciso incentivar a prática de exercício físico, mas desmitificar sobre a perda de peso.
A história de que fazer exercício emagrece é mentira para quem está bem gordinho, porém, se aumentar a massa muscular vai ser muito mais difícil engordar de novo. Então eu falo: é mentira, mas é verdade. O que as pessoas têm que comprar é a ideia de ganhar músculo.
O médico explica que gordura não se gasta, mas se acumula no corpo com pouco gasto energético. Se a pessoa comer mais proteína, criar músculo, o metabolismo vai ficar maior.
Ainda de acordo com o especialista em emagrecimento, o indivíduo até pode fazer aeróbico, mas deve fazer musculação.
"Todo mundo vai começar a ouvir que a maior glândula endócrina do corpo é um músculo. O músculo produz um monte de substâncias que são benéficas, a mais famosa delas é a irisina que protege o cérebro, então vai muito além de não cair [prevenir quedas]. Do mesmo modo que não ganhar gordura é muito além da estética."
Segundo Accursio, manter uma quantidade adequada de gordura e de músculos é importante para a saúde. "Se a precisar de remédio temporariamente para chegar nisso, justifica, o que não justifica é alguém que tem que perder 2 kg e não parar de tomar remédio por 22 anos", comenta ele em referência a atriz Deborah Secco, que afirmou ter tomado este tipo de medicação por mais de duas décadas.
O médico ainda acrescenta que para quem não precisa tomar remédio para perder peso, a dieta correta é a que dá certo para a pessoa. "Jejum intermitente, low carb, cetogênica, seja o que for, mas a que funciona para ela."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.