'Com manutenção, relacionamentos longos são maravilhosos', diz psicóloga
Psicóloga, sexóloga e especialista em casais, Marcela Benati acumula mais de 90 mil seguidores nas redes sociais, onde fala sobre amor e sexo. Neste 12 de junho, data em que é comemorado o Dia dos Namorados no Brasil, ela conversou com o VivaBem Hoje sobre como manter um relacionamento saudável e gostoso mesmo depois de anos.
"Relacionamentos duradouros também podem ser maravilhosos. A gente precisa só de manutenção", diz a terapeuta.
Para a especialista, em relacionamentos duradouros é necessário manter o cuidado que muitas vezes acaba se perdendo na rotina. "Quanto mais tempo juntos, mais distantes acabamos ficando, não dá para esperar espontaneidade, tanto na questão da libido quanto na questão do bem-estar, do relacionamento como um todo. A gente precisa ter gravado na agenda um período para namorar", afirma.
A psicóloga contou que é casada há anos e que todos os sábados, até o meio-dia, são reservados para que ela e o marido façam algum programa especial. "A única regra é ser leve: ficar na cama até mais tarde, ir tomar um café da manhã, a única coisa é que precisa ser leve", diz.
Na entrevista, Benati também falou sobre o que caracteriza relações saudáveis e como diferenciá-las de relações tóxicas ou abusivas. "É necessário ter em mente que todo mundo tem um pouquinho de toxicidade, então é preciso se autovigiar sobre isso. Quando a gente não está bem, a tendência é derramar no outro o que estamos sentindo", diz.
Segundo ela, um relacionamento às vezes passa por esse período de mais brigas e estranhamento, mas é problemático quando a vontade do outro sempre prevalece, quando tem chantagem emocional ou gritos.
Os vídeos acima são recortes do VivaBem Hoje, programa que traz os principais assuntos sobre saúde do momento e é exibido ao vivo no YouTube e no Canal UOL, às segundas, quartas e quintas, às 14h. Veja abaixo o programa completo deste dia 12 de junho. Confira todos os episódios do VivaBem Hoje no canal do YouTube de VivaBem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.