Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Suplementação de magnésio e cálcio ajuda a diminuir a dor?

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Daniel Navas

Colaboração para o VivaBem

13/06/2023 04h00

Alguns especialistas afirmam que a suplementação de cálcio e magnésio podem auxiliar sim em certos quadros de dor, como na região lombar. Isso porque o magnésio atua inibindo a transmissão do estímulo da dor no corpo, e o nível de cálcio no organismo, quando bem regulado, também contribui para um melhor processamento desse sintoma.

Em contrapartida, outros especialistas apontam que ainda são necessários estudos clínicos adicionais para esclarecer o real papel do magnésio e do cálcio no tratamento das dores.

Por isso, assim como em qualquer tipo de suplementação, é necessário que um médico ou nutricionista faça a prescrição para o uso desses minerais. O profissional da saúde irá pedir alguns exames a fim de verificar se, de fato, existe a real necessidade de indicar algum suplemento junto ao tratamento principal contra as dores.

Inclusive, vale saber também que, normalmente, esses produtos não são prescritos de forma preventiva, e sim apenas quando o paciente sente dor ou tem expectativa de sentir dor (como no caso de uma cirurgia).

Além disso, é comum sentir dores pontuais na coluna ou nas articulações ao longo da vida, principalmente por conta de sobrecargas, como pegar objetos muito pesados. Por isso, o importante é procurar orientação médica para tratamento em casos de dores moderadas ou intensas, ou mesmo dores mais persistentes, que demoram para passar.

Também é necessário ressaltar o perigo da automedicação. Geralmente, a pessoa faz uso de analgésicos ou suplementos e só vai buscar ajuda médica quando a dor deixa de responder às medicações. E aí, a lesão já está crônica e de difícil tratamento. Portanto, sempre que sentir dor ou desconforto articular sem uma causa aparente, procure um médico.

No dia a dia também dá para tentar diminuir os quadros de dores. Para isso, a receita é simples: manter o peso adequado e fazer exercícios físicos regulares. Essas duas práticas podem prevenir a dor de forma mais eficaz que muitas mediações, e funcionam não só para dor, mas também pra diversas outras patologias na medicina.

Fontes: Bruna Aurora Nunes Cavalcante Castro, médica reumatologista do HU-UFPI (Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí), vinculado a Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares); Felipe Chiodini Machado, médico intervencionista da dor da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo; Natan Chehter, geriatra membro da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia) e do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André (SP).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.