Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cabelo também envelhece: 10 cuidados para ter com os fios

iStock
Imagem: iStock

Marcelo Testoni

Colaboração para VivaBem

15/06/2023 04h00

Enfraquecimento, embranquecimento, rarefação e queda dos cabelos em geral fazem parte do envelhecimento natural e da genética hereditária, afetando tanto homens como mulheres.

Porém, hábitos ruins e problemas clínicos também representam causas e, por falta de visitas médicas regulares, às vezes só são descobertos tarde, quando não há mais nada o que fazer.

Muitos podem supor que investigar e buscar tratamento para prolongar a jovialidade dos cabelos tem a ver somente com estética, mas não.

Faltar com atenção a isso acoberta condições que eventualmente podem ser preocupantes, relacionadas à presença de diversas doenças, que podem se manifestar nos cabelos, bem como repercutir no organismo como um todo.

A seguir, veja como garantir a longevidade e saúde de seus fios e, de quebra, a sua também.

1. Procure especialistas

Ao notar mudanças, quedas muito volumosas, diminuição de fios, coceira, caspa, procure um dermatologista, ou um tricologista, dermatologista que se aprofundou em tratar de todas as questões relacionadas especificamente à saúde capilar. Em consulta, eles fazem perguntas, avaliam cabelos e couro cabeludo, solicitam exames e conduzem os melhores procedimentos.

2. Controle o estresse

Ficar grisalho de forma precoce e rápida, quando antes dos 25/30 anos, ou ainda sofrer com queda excessiva dos cabelos, pode ter relação com estresse crônico, que eleva o hormônio cortisol e que por sua vez inflama e destrói as células capilares e desestabiliza os níveis hormonais adequados. Portanto, busque relaxar e considere fazer terapia com um psicólogo.

3. Proteja-se do sol

É necessário redobrar a atenção com os raios solares UVB, especialmente na praia. Sem nenhum tipo de proteção, o couro cabelo fica exposto e pode sofrer com queimaduras, cujos sintomas incluem vermelhidão, dor, lesões que podem virar câncer de pele e, no longo prazo, perda dos cabelos. Sob o sol, aplique protetor solar específico para os fios e cubra a cabeça.

4. Não abafe a cabeça

Boné e chapéu são indicados, mas devem ser usados corretamente. Do contrário, são prejudiciais aos cabelos. É que o uso prolongado (o dia inteiro e por anos consecutivos) e sem necessidade (dentro de ambientes, por exemplo) aquece o couro cabeludo, aumentando sua transpiração, oleosidade e provocando ou piorando doenças de pele que fazem os fios caírem.

5. Evite prender os fios

Mulher amarrando os cabelos, cabelo, rabo de cavalo, elástico, penteado - iStock - iStock
Imagem: iStock

Pentear com força, puxar e amarrar os cabelos em trança ou em rabo de cavalo gera atrito e uma tração muito intensa que, aos poucos, também lesiona a raiz do cabelo, que acaba enfraquecido e morre. Essa perda dos fios é principalmente sentida na testa e nas entradas, que são regiões mais sensíveis, não é reversível e pode acelerar uma calvície em andamento.

6. Prefira banho morno

É que a água muito quente retira a umidade natural do cabelo e do couro cabeludo, causando ressecamento com consequente produção de oleosidade rebote, na tentativa de contornar o problema. Nos fios, o excesso de calor abre as cutículas, deixando-os sem brilho e quebradiços, e se você tiver dermatite seborreica (caspa), o caso pode se agravar, gerando perda acentuada.

7. Não esfregue nunca

A lavagem com xampu deve ser feita com movimentos circulares e delicados, com as pontas dos dedos, para estimular os folículos. Depois, para tirar o excesso de água, pressione uma toalha, mas sem esfregar, pois o atrito quebra os fios. Se quiser, use o secador, mas no modo médio e um pouco distante do couro, para não induzir um aumento precoce da oleosidade.

8. Seque antes de dormir

Mulher usando secador em cabelo ondulado - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Ir para a cama com o cabelo úmido pode causar efeito similar ao de esfregá-lo com a toalha, por causa do atrito com o travesseiro. Fora que facilita fungos no couro cabeludo. Separe o cabelo em mechas e use o secador como já explicado, ao final use o vento frio para selar as cutículas. Só evite chapinha, pois ela acelera a secagem e deixa os fios opacos e quebradiços.

9. Cuidado com químicas

Qualquer procedimento químico pode danificar os cabelos, com ressecamento ou quebra, especialmente os de descoloração e alisamento. O uso indevido de formol, proibido em escovas progressivas desde 2008, mas ainda presente em alguns salões de maneira irregular, é ainda pior. Entre os males à saúde, causa queimadura no couro cabeludo e até queda dos fios.

10. Trate a parte metabólica

Menopausa, deficiência de nutrientes, vitaminas e minerais e problemas na glândula tireoide, situada em frente à laringe e responsável pela liberação de hormônios regulatórios, podem afetar o metabolismo, que fica mais lento, e predispor enfraquecimento, afinamento, redução de volume e queda dos cabelos. Vale consultar endocrinologista, nutricionista e ginecologista.

Fontes: Caio Lamunier, dermatologista do Hospital das Clínicas de São Paulo; Damaris Ortolan, tricologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia); Lucas Oliveira, geriatra do Hospital Cárdio Pulmonar, da Rede D'Or, em Salvador; e Natan Chehter, geriatra membro da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia) e do Hospital Estadual Mário Covas (SP).

Produtos para cuidar do cabelo

Protetor solar para cabelos, Acquaflora

Máscara de reconstrução capilar, Inoar

Óleo Extraordinário L'Oréal Paris, Elseve

Máscara de nutrição capilar, Lola Cosmetics

Protetor capilar, Truss

Máscara cronograma capilar 3 em 1, Yenzah

Rodapé content commerce -  -