Homem retira pedra de 800 g do rim; quanto maior o cálculo, maior a dor?
Médicos do Sri Lanka retiraram a maior e mais pesada pedra nos rins já registrada, segundo anunciou o exército do país nesta quarta-feira (14). O paciente tinha 62 anos e o cálculo pesava 801 gramas, cinco vezes o peso de um rim masculino.
De acordo com Antonio Corrêa Lopes Neto, da Sociedade Brasileira de Urologia, que conversou com o VivaBem Hoje, o tamanho dessa pedra não é nada habitual, mas apesar de parecer que a dor do paciente deve ter sido grande, ela não é necessariamente relacionada ao diâmetro do cálculo.
"Curiosamente, a dor causada pela pedra é oriunda da obstrução do fluxo de urina. Então, quando uma pedra entope esse canal e não deixa que a urina flua do rim para a bexiga, a pressão aumenta, provocando a cólica renal", explica.
Às vezes nos surpreendemos com pedras pequeninas que causam uma dor intensa, e pedra maiores que não geram quadros dolorosos, visto que essa pedra está posicionada de uma forma que não obstrui o fluxo de urina. Antonio Corrêa Lopes Neto, urologista
Tratamento nem sempre é cirúrgico
Nem sempre a solução para quem tem pedras no rim é cirúrgica. Dependendo do caso, o problema pode ser tratado com cuidados clínicos como hidratação, dieta e remédios. Se forem pequenas, elas podem sair naturalmente.
Mas se a pedra não for expulsa espontaneamente, estiver causando dor, infecção, sangramento ou que está trazendo algum malefício ao rim, a cirurgia é indicada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.