Topo

VivaBem Hoje

Os principais assuntos do universo da saúde em um só programa, exibido segundas, quartas e quintas


Homem retira pedra de 800 g do rim; quanto maior o cálculo, maior a dor?

Colaboração para o VivaBem

15/06/2023 16h55

Médicos do Sri Lanka retiraram a maior e mais pesada pedra nos rins já registrada, segundo anunciou o exército do país nesta quarta-feira (14). O paciente tinha 62 anos e o cálculo pesava 801 gramas, cinco vezes o peso de um rim masculino.

De acordo com Antonio Corrêa Lopes Neto, da Sociedade Brasileira de Urologia, que conversou com o VivaBem Hoje, o tamanho dessa pedra não é nada habitual, mas apesar de parecer que a dor do paciente deve ter sido grande, ela não é necessariamente relacionada ao diâmetro do cálculo.

"Curiosamente, a dor causada pela pedra é oriunda da obstrução do fluxo de urina. Então, quando uma pedra entope esse canal e não deixa que a urina flua do rim para a bexiga, a pressão aumenta, provocando a cólica renal", explica.

Às vezes nos surpreendemos com pedras pequeninas que causam uma dor intensa, e pedra maiores que não geram quadros dolorosos, visto que essa pedra está posicionada de uma forma que não obstrui o fluxo de urina. Antonio Corrêa Lopes Neto, urologista

Tratamento nem sempre é cirúrgico

Nem sempre a solução para quem tem pedras no rim é cirúrgica. Dependendo do caso, o problema pode ser tratado com cuidados clínicos como hidratação, dieta e remédios. Se forem pequenas, elas podem sair naturalmente.

Mas se a pedra não for expulsa espontaneamente, estiver causando dor, infecção, sangramento ou que está trazendo algum malefício ao rim, a cirurgia é indicada.