Dor de garganta: veja 4 soluções caseiras para aliviar o problema
Com o tempo seco e a baixa temperatura típicos desta época do ano, é muito comum as pessoas sofrerem com dor de garganta.
A boa notícia é que, quando o problema não tem a ver com uma doença (como a gripe), o tratamento da dor de garganta costuma ser rápido e simples. Inclusive, até soluções caseiras podem ajudar a aliviar o incômodo. Veja quatro táticas que podem ajudar:
1 - Faça um chá com limão, gengibre e mel. Esses alimentos têm efeito calmante e são fontes de vitaminas e antioxidantes, substâncias que ajudam a reduzir inflamações no organismo.
2 - Beba bastante água. A hidratação lubrifica a garganta e melhora a expectoração. Sucos, sopas, frutas e chás também contribuem para isso.
3 - Outra solução natural é o própolis, que tem efeito anti-inflamatório.
4 - Faça gargarejo de água morna. O calor ajuda a aliviar a dor causada pela inflamação e reduzir o desconforto ao engolir.
Mesmo seguindo essas dicas, é sempre importante investigar o que está por trás da sua dor de garganta. Pode ser ar seco, alergias, refluxo.
Se ela é recorrente ou não passa, procure um médico, principalmente quando tiver febre, dor no corpo, dificuldade de abrir a boca ou pus na garganta.
O vídeo acima é um recorte do Fica a Dica, quadro do VivaBem Hoje, programa que traz os principais assuntos sobre saúde do momento e é exibido ao vivo no YouTube e no Canal UOL, às segundas, quartas e quintas, às 14h. Veja abaixo o programa completo do último dia 15. Confira todos os episódios do VivaBem Hoje no canal do YouTube de VivaBem.
*Fonte das informações: reportagem de VivaBem publicada em julho de 2020.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.