'Zum-zum-zum' irritante: é verdade que pernilongos procuram nossos ouvidos?
Você já deve ter se perguntado depois de se irritar com o "zum-zum-zum" de um pernilongo: afinal, por que eles parecem rondar nossos ouvidos?
Filipe Dantas Torres, pesquisador da Fiocruz Pernambuco, explica: os mosquitos são atraídos pelo dióxido de carbono, o gás carbônico que exalamos ao respirar.
Por isso, na verdade, eles se concentram ao redor da cabeça dos seres humanos — e não apenas da região dos ouvidos.
"Assim como outros insetos hematófagos (que se alimentam de sangue), eles são atraídos por vários estímulos, e um dos principais é o dióxido de carbono", diz Torres.
"O mosquito fica ao redor da orelha e passa pelo rosto. A gente fica com a impressão de que ele está atraído por alguma coisa na orelha especificamente, mas, na verdade, ele está atraído pela nossa respiração, mais pela questão da boca e nariz", explicou.
Outros elementos presentes nos seres humanos também atraem os pernilongos, como o calor e o suor — que contém amônia, uma substância atrativa aos mosquitos.
O calor tem papel fundamental na atração, cuja intensidade vai variar de acordo com o metabolismo, quantidade de gás carbônico que exala e suor, características que tornam algumas pessoas mais 'atrativas' do que outras para os mosquitos. É por isso também que a gente vê em determinados ambientes algumas pessoas que são 'castigadas' pelos mosquitos e outras que estão lá e não sentem nada
Além dos fatores de atração, os mosquitos costumam atacar as regiões do corpo que ficam mais expostas. "Se você estiver dormindo com a cabeça para o lado de fora [da coberta], além do próprio estímulo da respiração, essa vai ser a parte acessível", explica Torres.
Mas, quando você está em ambiente externo, por exemplo, jantando em algum local, eles vão estar ali por baixo da mesa. Então, geralmente membros inferiores vão ser os locais mais procurados, até porque, se aparecer mosquito em sua mão, seu braço, você vai ver e tentar matar
Espante os insetos com estes repelentes
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.