Bucha no banho faz mal e não deve ser usada diariamente, diz dermatologista
O hábito brasileiro de tomar banho todos os dias é mundialmente conhecido. Mas será que nós sabemos mesmo como tomar banho corretamente?
Um vídeo feito pela médica e influenciadora Julia Melo e que viralizou nas redes sociais mostrou que, não raro, cometemos vários equívocos embaixo do chuveiro.
"Bucha? Joga fora", disparou a especialista, que ainda falou sobre a frequência ideal dos banhos, a temperatura ideal da água e a importância de usar um hidratante corporal depois.
Mas é tudo verdade?
Por mais chocante que as dicas possam ser para muitas pessoas, elas estão corretas, afirma a médica dermatologista Elisete Crocco, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).
No caso da bucha, por exemplo, a esfoliação que ela promove é agressiva demais para ser feita todos os dias. "Isso remove a camada de lipídios que protege a nossa pele", explica ela, que não recomenda o uso diário desse acessório para não prejudicar ou ressecar a pele.
Já a frequência de banhos é mais flexível e vai variar de acordo com o local onde a pessoa mora e o tipo de trabalho que ela tem.
Se a pessoa vive em uma cidade muito quente e transpira muito, ou se trabalha com materiais contaminantes, por exemplo, ela vai querer tomar um banho ao chegar em casa. Elisete Crocco, médica dermatologista
E tudo bem, desde que a quantidade diária de entradas no chuveiro não seja maior que duas. "A cada banho, entramos em contato com água quente, sabonete, isso tira a proteção da pele e vai ressecando muito se for quatro, cinco vezes no dia", alerta.
A temperatura da água também é importante, já que muito quente também vai remover a camada de gordura que protege e mantém a pele hidratada. E por falar em hidratação, Crocco recomenda o uso de hidratantes para serem usados ainda no chuveiro para quem tem dificuldade de aplicar o creme após o banho.
"São uma alternativa interessante para quem não consegue aplicar por estar muito frio, por exemplo", diz ela, que recomenda ainda cremes e loções com ureia para aumentar a absorção e hidratação da pele.
Para cuidar da sua pele
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.