Consumir 80% das calorias diárias antes das 13h pode evitar diabetes tipo 2
Um estudo sugere que comer 80% das calorias diárias antes das 13h pode evitar o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Pesquisadores da Escola de Medicina Grossman, da Universidade de Nova York, viram que organizar a alimentação dessa forma reduziu o tempo em que os níveis de açúcar no sangue ficam altos.
Essa estratégia melhorou a saúde metabólica, confirmando estudos anteriores que já demonstravam que esse tipo de jejum intermitente pode melhorar a condição cardiometabólica e os níveis de glicemia.
Como o estudo foi feito
A pesquisa avaliou a alimentação com restrição de tempo precoce (eTRF, na sigla em inglês), que envolve restringir a maior parte das calorias às primeiras oito horas do dia.
Dez pessoas com pré-diabetes e obesidade participaram do estudo. Elas foram divididas em dois grupos para comparar o eTRF (80% das calorias consumidas antes das 13h) com uma alimentação usual (50% das calorias consumidas após as 16h).
Os grupos mantiveram a dieta por uma semana e depois inverteram a alimentação por mais uma semana.
Mais pesquisas são necessárias
Importante notar que esse foi o primeiro estudo a avaliar os efeitos do eTRF na glicemia e inflamação independente da perda de peso. Tanto que a alimentação fornecida para todas as pessoas tinha o objetivo de manter o peso delas.
Diminuímos o tempo em que esses indivíduos tiveram altos níveis de açúcar no sangue com apenas uma semana de alimentação com eTRF. José O. Alemán, autor sênior do estudo
Durante a pesquisa, todas as pessoas mantiveram o peso, então o resultado mostrou que, de fato, a melhora dos níveis de açúcar no sangue aconteceu porque as pessoas comeram a maior parte das calorias no começo do dia.
Os pesquisadores alertaram que mais estudos são necessários para confirmar os benefícios dessa estratégia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.