Topo

Depilar ou não depilar? Aqui está o que importa para você decidir sem tabu

PPK da Claudia é influencer da Gilette - Reprodução
PPK da Claudia é influencer da Gilette Imagem: Reprodução

De VivaBem, em São Paulo

23/06/2023 04h00

Se você passou pela internet nesses dias, provavelmente tropeçou na PPK da Claudia por aí. Calma, não é isso que você está pensando. Apenas é uma influenciadora criada pela marca Gilette para falar sobre depilação feminina. E isso criou uma polêmica. Afinal, depilação íntima faz bem, é questão de higiene?

Especialistas já disseram ao VivaBem que depilar os pelos da axila, da região pubiana ou de qualquer outra parte do corpo é uma opção da pessoa. Uma questão de estética, e não de higiene.

É importante ter cuidados ao se depilar. Os microtraumas provocados pela lâmina ou até pela cera também favorecem a penetração de micro-organismos no corpo. Essas bactérias e fungos podem causar foliculite —infecção dos bulbos em que o cabelo cresce, chamados folículos— ou até verrugas virais, causadas pelo HPV quando a pele entra em contato com superfícies contaminadas.

Apesar dos possíveis riscos, não é preciso criar pânico da depilação. A ginecologista Silvana Maria Quintana explica que não existem estudos que comprovem que a retirada dos pelos da região íntima aumenta o risco de infecções.

A médica, inclusive, ressalta que aparar os pelos não traz prejuízos e a retirada do excesso pode até facilitar a higiene da região. O problema existe quando as mulheres tiram totalmente os fios pubianos. "Como médica, não indico a depilação completa, porque o pelo existe para manter a flora bacteriana saudável", diz. "Mas é óbvio que se a paciente se sentir bem em retirar os fios, eu não contraindico. É uma opção dela."

Quintana ainda alerta que as pessoas não devem constatar que não ter pelos é mais higiênico.

E o odor?

Em relação ao odor, realmente o pelo favorece a retenção de umidade na região, o que ajuda a proliferação de fungos e bactérias que estão relacionados ao mau odor.

O cheiro, na verdade, não vem do suor em si, e sim das bactérias.

Como esses micro-organismos preferem lugares úmidos e até comem a água liberada pelo corpo, eles gostam de ficar mais nas axilas e na virilha —por isso que nesses lugares o odor costuma ser mais forte.

Como os pelos só abafam mais essas regiões do corpo ele, novamente, não tem relação com a higiene. Ou seja, se você tiver pelos na axila e na virilha e tomar banho, será tão limpo quanto alguém que passou pela sofrida cera.

E é bom lembrar que não necessariamente o mau cheiro tem a ver com a higiene. Casos de alteração da flora bacteriana, com maior presença de bactérias e fungos, por exemplo, favorecem o odor.