Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


Mito: descongestionante nasal vicia? Conviver com pets ameniza alergia?

Colaboração para VivaBem

24/06/2023 04h00

No quinto episódio da sétima temporada do Conexão VivaBem, a imunologista Martina Cattaccini esclarece mitos e verdades sobre alergias e dá dicas para lidar com esse incômodo.

Descongestionante nasal vicia?

Verdade. Descongestionantes nasais viciam e não devem ser usados por nenhuma pessoa em nenhuma idade. A partir da terceira a quarta aplicação, a pessoa já tem um efeito rebote e o risco de não conseguir se desvencilhar dele, caso não faça outro tratamento, é grande.

"Isso pode fazer atrofia e trazer diversas alterações da própria mucosa do nariz que são prejudiciais para a saúde. Apesar de ser tentador porque melhora os sintomas, o descongestionante nasal nunca deve ser usado", alerta a imunologista.

É verdade que se uma pessoa que tem alergia a pelo de gato, de cachorro, por exemplo, conviver muito tempo com esses animais, ela pode deixar de ser alérgica?

Sim, esse é o princípio, inclusive das vacinas para alergia (imunoterapia). Neste tipo de tratamento, o paciente é exposto de forma controlada e segura, o que favorece o desenvolvimento da tolerância, da dessensibilização.

No caso da pessoa que tem contato com o animal no dia a dia, o natural do sistema imunológico é ir parando de reagir. Não acontece com todo mundo, mas geralmente existe uma dessensibilização e os sintomas se tornam amenos.

O tempo para isso acontecer é individual, depende do grau da reação e da proximidade com o animal. Em indivíduos que têm alergia grave, a dessensibilização pode ser mais morosa.

Veja 3 dicas para lidar com causadores de alergia no dia a dia

Dica 1 - Cuidado com a higiene do ambiente, utilize mais aspirador e panos úmidos, e menos vassouras e espanadores.

Dica 2 - Invista na higiene local. Para quem tem rinite, faça lavagem nasal com soro fisiológico. Para quem tem dermatite, hidrate a pele.

Dica 3 - Cuide da saúde de forma global. Pratique atividade física, tenha uma boa alimentação, durma bem, tenha um bom convívio social, faça coisas que te deem prazer. Tudo isso ajuda a controlar as alergias.