Neto de Pelé descobre que tem diabetes tipo 1; qual a diferença para tipo 2
Flavia Arantes Nascimento, filha de Pelé, contou nas redes sociais que o que parecia uma simples gripe de seu filho Arthur era, na verdade, diabetes tipo 1. A mãe ainda contou que o jovem quase entrou em coma, mas os médicos agiram rápido. ele está bem e saudável.
"De uma simples e aparente gripe, se revelou numa diabete melitus tipo 1. O atendimento preciso tirou meu filho de um passo a entrar num coma... Sem palavras... Muito, muito obrigada", escreveu ela no Instagram.
Existem quatro tipos de diabetes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes: pré-diabetes, tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional, que mulheres podem desenvolver durante a gravidez.
Segundo a endocrinologista Priscilla Cukier, entrevistada no VivaBem Hoje, o diabetes tipo 1 é causado pela deficiência absoluta da produção de insulina, enquanto o diabetes tipo 2 é uma resistência à ação.
O tipo 1 ainda costuma acontecer em pessoas mais magras, mas essa não é uma regra. Já o tipo 2 é associado à obesidade e em pessoas acima de 35 anos. "Apesar disso, com a atual epidemia de obesidade, é possível também encontrar o diabetes tipo 2 em outras faixas de idade, como crianças", diz.
Outra diferença entre as doenças é de que a pessoa diagnosticada com o tipo 1 necessita de aplicação de insulina várias vez ao dia, diferente do tipo 2. "Este pode ser tratado apenas com mudanças de vida, ajuste da dieta, prática de exercícios físicos e perda de peso, por exemplo. E, em algumas situações, são receitadas medicações orais ou insulina", explica.
Pré-diabetes
O termo pré-diabetes é usado quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas não o suficiente para um diagnóstico de diabetes do tipo 2. Obesos e hipertensos estão no grupo de alto risco.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.