'Paralisa os órgãos': intoxicação por gás causa náusea e confusão mental
No sábado (24), o casal Walther Reis Cleto Junior e Alessandra Aparecida Campos Reis Cleto foi encontrado morto em um chalé em Monte Verde (MG). A família suspeita que houve intoxicação por gás (monóxido de carbono).
Em entrevista ao VivaBem Hoje desta segunda-feira (26), Carlos Carvalho, professor titular da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e diretor da Divisão de Pneumologia do InCor, alertou para alguns sintomas que podem ser sinais de intoxicação pelo gás.
"Se você está em um ambiente fechado, principalmente em que está acontecendo a queima de alguma coisa (madeira, carvão) e percebe ter dor de cabeça, confusão mental, náusea ou dores pelo corpo é sinal de que a janela já deveria estar aberta [para evitar a intoxicação]", explicou o doutor.
O monóxido de carbono é um gás asfixiante, que não tem cheiro, por isso é de difícil identificação. Ele é produzido na queima incompleta de material combustível rico em carbono, como madeira, carvão, folhas, gasolina, gás natural.
Segundo o médico, quando o gás tóxico é aspirado, o sangue circula com baixa concentração de oxigênio. Com isso, o organismo não consegue manter o funcionamento de órgãos vitais como o coração e o cérebro.
"Nesse processo de aspirar o gás, o corpo falha, as pessoas desmaiam e depois falecem", diz.
Como prevenir acidentes
A forma mais eficiente de evitar a intoxicação pelo gás é não se expor a queima dos materiais, principalmente, em ambientes fechados.
Se for acender uma lareira dentro de casa, por exemplo, Carvalho orienta a deixar uma porta aberta, para haver troca do ar.
"Os gases saem de uma área que estão em alta concentração e rapidamente vão para um ambiente em que estão em baixa concentração. Então, com uma porta aberta, rapidamente o monóxido de carbono sai e entram novas moléculas de oxigênio para nossa respiração."
Procure ajuda
Caso você tenha pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV (www.cvv.org.br) e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.