Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Dorme com porta do quarto aberta ou fechada? Há jeito melhor para a saúde?

iStock
Imagem: iStock

Marcelo Testoni

Colaboração para VivaBem

28/06/2023 04h00

Dormir com as portas que dão acesso às áreas externas fechadas e trancadas, todo mundo concorda, é uma questão de segurança.

Mas se existe um tema polêmico e que levanta muitas dúvidas é: dormir com a porta do quarto fechada ou aberta? Para responder essa pergunta, VivaBem conversou com alguns especialistas.

Veja a seguir e depois considere repensar suas atitudes, mudar prioridades e investir em ações para beneficiar a saúde e evitar problemas.

Bombeiros defendem porta fechada

Segundo Francisco Dutra, 1º tenente do CBM-CE (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará), no que compete à prevenção de incêndios, o mais indicado é dormir com as portas fechadas.

"Ajuda a evitar que o fogo aumente, diminui os danos causados pela fumaça e pode salvar vidas. Como também, uma vez que a porta esteja fechada, a retardar a propagação das chamas, reduzir a fumaça tóxica, melhorar os níveis de oxigênio e diminuir as temperaturas."

Portas fechadas durante incêndios podem significar uma redução de temperatura de 538ºC para 38ºC. Além disso, quando comparadas às portas que são deixadas abertas, ajudam a reduzir os níveis de monóxido de carbono (CO) de 10 mil partes por milhão (ppm) para 1.000 partes por milhão (ppm).

O monóxido de carbono é um gás produzido pela queima incompleta de combustíveis e perigoso por, ao vazar, não ter cheiro e ser altamente tóxico.

Portanto, nesse contexto, feche todas as portas de cômodos à noite, antes de se deitar, bem como quando for sair de casa ou em caso de incêndio. Vale ainda verificar possíveis riscos e traçar um plano de fuga, se ainda não o fez.

De acordo com o CBM-CE, com o aumento do uso de materiais inflamáveis e plantas de imóveis contemporâneas abertas, o tempo médio para escapar de um incêndio doméstico passou de 17 minutos para apenas três minutos ou menos.

Aberta reduz alergias e infecções virais

Manter portas fechadas, por outro lado, pode prejudicar o sono se o quarto estiver muito quente. Mas, no tempo frio também pode não ser tão positivo.

Sem ventilação natural, com as janelas igualmente fechadas, o resfriamento reduz com a umidade do ar, ressecando mucosas, pele e comprometendo a imunidade contra doenças.

Pessoas alérgicas, com rinite, asma, bronquite e com tendência para ter dermatite atópica, estão mais sujeitas a ter problemas.

Dormir em quarto fechado, com ar-condicionado e ventilador ligados, também não é o melhor, do ponto de vista respiratório. É que esses aparelhos suspendem e dissipam partículas com potencial irritativo que pioram a qualidade do ar, como poeira, mofo, pelos, pólen e ácaros.

Mas, se mesmo assim preferir fechar a porta, certifique-se de que estejam com a manutenção e limpeza em dia e antes aspire o quarto, lave cortinas e tire o pó das superfícies de móveis.

mulher doente, gripada, resfriada, na cama - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

"O ideal seria sempre dormir com portas e janelas abertas, principalmente estando alguém gripado, com alguma infecção viral respiratória, na tentativa de melhorar a circulação do ar e consequentemente diminuir os riscos", afirma Pedro Augusto Vieira, otorrinolaringologista do Hospital Cema, em São Paulo.

No inverno, com tudo fechado para se aquecer, o médico recomenda higienização e utilizar um umidificador ou colocar uma bacia com água no quarto.

Para a saúde mental, é preciso equilíbrio

Quem tem medo do escuro, ou de ambientes totalmente fechados, por se sentir preso e sufocado (claustrofobia), pode se beneficiar em dormir com a porta do quarto aberta.

Da mesma forma quem tem animais de estimação, pois assim não precisa levantar da cama toda vez que o pet quiser entrar e sair.

Com crianças em berço ou pequenas, também há indicação de deixar a porta aberta, reforça Wimer Bottura, psiquiatra e membro da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

Criança pequena dormindo em cama infantil - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

"Numa idade em que não se consegue locomover, ou alcançar e abrir portas, se deparar com uma fechada é um problema em potencial, por conta do risco de eventuais acidentes e para a saúde mental. Nessa circunstância, a criança pode se sentir isolada, incapaz, sem autonomia e indefesa, podendo vir até a desenvolver traumas", explica Bottura, continuando que crianças devem ser observadas, ouvidas e compreendidas. "Se a porta puder ficar aberta, é melhor."

Porém, para ele, às vezes, portas fechadas são necessárias, sobretudo quando já se conquistou autonomia.

Elas amenizam barulhos estressantes vindos de fora, de outros cômodos e pessoas, como amigos, cônjuges e familiares que compartilham a mesma moradia.

Garantem ainda privacidade e maior tempo de reação, evitando surpresas e sustos estando dormindo. E há aqueles que são muito sensíveis à luz e optam por fechar a porta do quarto por esse motivo.

Para noites de sono melhores:

Travesseiros 180 fios

Travesseiro toque de pluma

Manta de microfibra

Chá adorme.ser